INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Seplan divulga o Projeto Piauí: Pilares de Desenvolvimento Humano
28/10/2022 - 10:45  
  
Twitter 
Google+ 

Foto_28102022_111016

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizou encontro virtual, através de vídeo conferência e também via Youtube do governo, para a divulgação e socialização do Projeto Piauí: Pilares de Desenvolvimento Humano (PDH), a ser implantado pelo Governo do Estado do Piauí com apoio do Banco Mundial. Participaram cerca de 200 pessoas online, além dos que estavam presencialmente na sala de transmissão.

O PDH busca minimizar os efeitos da pandemia, principalmente nas populações mais vulneráveis do Estado e envolve as secretarias da Saúde (Sesapi) e da Assistência Social (Sasc). O projeto visa fortalecer o sistema de Vigilância Sanitária, prevenindo a identificação de doenças, além de novas pandemias que possam surgir e preparando a população e o Estado para isso.

Segundo a secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, o projeto tem por objetivo a organização de equipes, capacitação de funcionários, recuperação de equipamentos, além do fortalecimento e capilaridade do Sistema de Saúde junto aos territórios para se ter uma estrutura permanente que permita uma atuação rápida do Estado em qualquer outra situação semelhante a que foi enfrentada na pandemia da Covid-19. “Precisamos fortalecer a vacinação e a prevenção de diversas doenças que vêm surgindo com muita força”, explicou.

A outra linha do projeto é a inclusão produtiva e a proteção social dos mais vulneráveis. “Dentro desta estratégia o projeto prevê ações de transferência de renda para fortalecer as pessoas que estão em maior vulnerabilidade e que precisam da presença marcante do Estado, para que possam superar a condição que estão vivendo. A pandemia aumentou o número de pessoas que estão nesta situação e precisamos de políticas públicas que possam dar suporte à esta população”, destacou a secretária.

Rejane Tavares ainda ressaltou a necessidade de trabalhar a inclusão social e a inclusão produtiva. “O Piauí mais uma vez sai na frente, pois este é o primeiro projeto, financiado pelo Banco Mundial, que vai ter a característica de proteção social, com aspectos muito fortes de inclusão produtiva, identificação de oportunidades, geração de renda e de trabalho para a população vulnerável”, concluiu.

Foto_28102022_111028

O diretor de Operações Externas da Seplan, Célio Pitanga, apresentou as linhas do projeto, com destaque para apoio ao desenvolvimento humano no Piauí no cenário pós pandemia, buscando melhorar a preparação em meio a crises e a capacidade de resposta do Sistema de Vigilância em Saúde e dos Sistemas de Proteção Social e fomento à Inclusão Social e Produtiva através da reestruturação, gestão e implementação de medidas que buscam o aprimoramento do trabalho já realizado.

“Hoje nós estamos apresentando ao público os possíveis impactos que podem acontecer e as ações mitigadoras para solucionar estas situações. O PDH está amparado no Marco de Gestão Ambiental e Social, que traz todos os aspectos do projeto, se antecipa identificando possíveis riscos e os ganhos que vão ser alcançados e de antemão prevê as ações que pretendemos implementar para minimizar os riscos e maximizar os ganhos no menor tempo possível”, finalizou o diretor.

Participaram do encontro representantes das secretarias estaduais e municipais envolvidas, agentes de desenvolvimento dos 12 territórios do Piauí, sociedade civil, além de comunidades quilombolas, indígenas e movimentos sociais.  

 

 

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.