INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
1º SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM) E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
1º SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM) E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
 
FEIRA DE TURISMO RURAL NA CACIMBA VELHA
FEIRA DE TURISMO RURAL NA CACIMBA VELHA
ENCONTRO TERRITÓRIO CHAPADA DAS MANGABEIRAS
ENCONTRO TERRITÓRIO CHAPADA DAS MANGABEIRAS
 
OUTUBRO ROSA
OUTUBRO ROSA
+ Mais Galerias de Fotos...
Governador dá posse ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável.
30/01/2018 - 13:03  
Compartilhe  
Facebook
Twitter
Google+
Whatsapp
Imprimir
evento acontece nesta quinta-feira

A Secretaria de Estado do Planejamento, Seplan-PI, realiza a reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável-CEDS. Na oportunidade acontecerá a posse dos novos conselheiros estaduais para este mandato, dada pelo Governador do Estado, Wellington Dias. A reunião será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, dia 01° de fevereiro, 8h as 18h.
O CEDS é o órgão máximo de deliberação de políticas públicas que norteiam a ação governamental no âmbito dos Territórios de Desenvolvimento do Estado do Piauí e é presidido pelo Governador do Estado.
 A Diretora da Unidade de apoio a Planejamento Regional da Seplan, Amália Rodrigues, destaca a importância do evento como de extrema relevância para a discussão das políticas territoriais “O Conselho Estadual é a instância máxima para discutir as ações estratégicas para o território em nível macro. Esta é a instancia adequada”, explica ela.

Os municípios têm representação nos Conselhos Territoriais e destes é feita a composição do CEDS. Nos territórios são discutidas as demandas mais emergentes e eleitas prioridades que são consolidadas no CEDS. Os conselheiros são pro- ativos, podendo propor políticas em um nível mais amplo, pensando a questão territorial de um modo geral.  Toda a formatação dos conselhos para o processo da política territorial é paritária. Com representações dos municípios, do governo estadual, e federal.
Amália Rodrigues reforça que o Fórum também será uma oportunidade para as representações dos territórios estarem dialogando diretamente com o governador, apresentando suas demandas, e propondo políticas e medidas que possam ser implementadas. “É uma oportunidade que o Governador tem de interagir mais diretamente com as representações dos territórios”, reforça.
A Lei de Criação dos Territórios completa 10 anos e vem sendo fortalecida através da Rede de Planejadores (RedePlan), em parceria com o Sistema de Monitoramento do Estado (SIMO). A Seplan está desenvolvendo uma ferramenta para que os conselheiros dos territórios possam acompanhar quais são as ações estratégicas que foram definidas para cada território, podendo acompanhar, fiscalizar, denunciar e auxiliar com informações importantes para dar celeridade a estas ações.

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.