Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
O Governador dá posse ao novo Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável
02/02/2018 - 14:20  
  
Twitter 
Google+ 
evento realizado no TCE


O Governador do Estado, Wellington Dias, deu posse ao novo Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável- CEDS. Participaram do eventos representantes da sociedade civil organizada, Governo Federal, Estadual e Municipal.

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável-CEDS tem, entre outros papeis elaborar o plano de desenvolvimento do estado do Piauí; eleger as ações que irão compor o plano plurianual e o orçamento anual; definir propostas de apoio à sustentabilidade por meio da expansão de empresas piauienses e estímulo a novos empreendimentos; fomentar a sustentabilidade ambiental; apoiar o planejamento dos aglomerados e territórios e acompanhar e fiscalizar a implementação do plano de desenvolvimento sustentável do Piauí.
O Secretário do Planejamento, Antonio Neto destacou a importância da participação do conselho para o planejamento de 2018 e construção de um cronograma para 2019. “O objetivo é democratizar a gestão, permitir a participação da sociedade de forma organizada e ao mesmo tempo buscar uma melhoria para as nossas políticas públicas. A política pública precisa também ser tratada com a sociedade. Ela participa na elaboração das políticas e ao mesmo tempo fiscaliza e acompanha a execução dessas políticas”, diz.  
Foto_02022018_020252

A partir dos territórios são construídas as agendas de desenvolvimento. São elas que definem quais potencialidades devem ser fortalecidas em cada região. No Território Serra da Capivara, por exemplo, mais de 103 milhões de reais foram investidos na segurança hídrica, atividade turística, e arranjos produtivos locais da apicultura e ovinocaprinocultura. 

Para o governador, as definições apontadas no conselho são vitais para o desenvolvimento de cada região. “O Piauí tem 12 territórios de desenvolvimento, desde o litoral até a Chapada das Mangabeiras. Em cada região, é necessário saber das necessidades, para, assim podermos definir para onde irão os investimentos em educação, saúde, infraestrutura, segurança, social, agricultura. Para tanto, é necessária uma interação junto à bancada federal, a Assembleia Legislativa, municípios e setor privado”, destaca Wellington Dias.
Foto_02022018_020239

O evento também contou com as palestras dos Secretários de Governo, Merlong Solano, e do Secretário do Planejamento, Antonio Neto, que  apresentaram  uma avaliação das finanças do estado e reforçaram a importância da participação dos conselhos territoriais nas implantação de políticas públicas.
A Lei de Criação dos Territórios completa 10 anos e vem sendo fortalecida através da Rede de Planejadores (RedePlan), em parceria com o Sistema de Monitoramento do Estado (SIMO). A Seplan está desenvolvendo uma ferramenta para que os conselheiros dos territórios possam acompanhar quais são as ações estratégicas que foram definidas para cada território, podendo acompanhar, fiscalizar, denunciar e auxiliar com informações importantes para dar celeridade a estas ações.
Foto_02022018_020233