INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
V FEIRA TERRITORIAL DO VALE DO SAMBITO
V FEIRA TERRITORIAL DO VALE DO SAMBITO
 
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DAS BRS
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DAS BRS
RODADA DE NEGOCIAÇÃO PPA E LOA (3 DIA)
RODADA DE NEGOCIAÇÃO PPA E LOA (3 DIA)
 
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DA NOVA MATERNIDADE
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DA NOVA MATERNIDADE
+ Mais Galerias de Fotos...
PNUD e Seplan entregam estudo sobre empoderamento econômico de mulheres
29/01/2020 - 13:22  
  
Twitter 
Google+ 


Foto_29012020_010130

​O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), apresentaram, nesta quarta-feira (29), no auditório da Academia Piauiense de Letras, o relatório final do projeto “Mulheres Resilientes, Cidades Resilientes”.

Foto_29012020_010129

Segundo Ismália Afonso, analista de Programa de Gênero e Raça do Pnud no Brasil, o estudo é uma estratégia inovadora para elaborar respostas mais eficazes à complexidade dos diferentes desafios para o desenvolvimento sustentável do público feminino.​ “Estamos chegando hoje ao final do projeto “Mulheres Resilientes, Cidades Resilientes” que contemplou cinco municípios da região metropolitana de Teresina e que representou o esforço de identificação de problemas e aprofundamento de propostas de solução para a igualdade de gênero e empoderamento econômico de mulheres jovens nas cidades de Teresina, Demerval Lobão, José de Freitas, Nazária e Timon, no Maranhão. O relatório apresenta um conjunto de 20 propostas voltadas para a melhoria da capacidade produtiva das mulheres jovens desta região, num rol de sugestões com base num trabalho de um ano de diagnóstico e de construção coletiva com gestores e trabalhadores dos equipamentos públicos, onde as mulheres são atendidas”, explicou. Os cinco municípios concentram uma população de 1,25 milhão de habitantes.

Foto_29012020_010129

O relatório apresenta sugestões que visam melhorar as perspectivas de gênero no desenho das políticas públicas para as mulheres, abordando desde a saúde integral, a uma vida livre de violência, além da redução da sobrecarga de trabalho, principalmente os não remunerados e de ações que objetivam melhorar a inclusão produtiva e o acesso ao trabalho, emprego e renda. Um conjunto de medidas integradas para fortalecer e acelerar o desenvolvimento das mulheres nesta região.

Foto_29012020_010129

O secretário do Planejamento, Antonio Neto, destacou a importância da cooperação Seplan-Pnud, que fez do Piauí o estado pioneiro na implementação desse projeto. “Temos agora um documento que norteará o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres, um diagnóstico para instrumentalizar as prefeituras e demais órgãos públicos a materializar mudanças voltadas à igualdade de gênero”, afirmou.

Foto_29012020_010129

O estudo contou com o apoio de especialistas em cada temática identificada como gargalo para o desenvolvimento das mulheres na região. Entre as medidas identificadas como relevantes para assegurar a resiliência deste grupo destacou-se a criação de uma Rede Intermunicipal, cuja função é a articulação das políticas e alinhamento dos entendimentos para a gestão das políticas voltadas à igualdade de gênero e para atenção às mulheres e meninas nos equipamentos públicos dos municípios do Estado, de maneira a garantir que as ações estejam acessíveis às mulheres piauienses. ​

Foto_29012020_010129

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.