INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Fórum supera barreiras do isolamento social no Vale do Canindé
09/05/2020 - 14:20  
  
Twitter 
Google+ 


O Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável – CDTS, do território Vale do Canindé, e a Secretaria de Estado do Planejamento, através da superintendência de Planejamento Territorial realizaram, nesta sexta (08/05), o  Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social do Território Vale do Canindé. Totalmente on-line, o encontro reuniu mais de 60 participantes, dos vários municípios que compõe o território, debatendo e buscando soluções para os desafios impostos pela COVID – 19 no âmbito do desenvolvimento econômico e social da região.

Segundo Levi Lustosa de Araújo, agente de Desenvolvimento Territorial da Seplan, e um dos idealizadores do evento, o fórum foi um marco, que superou os limites fronteiriços e as barreiras do distanciamento social. “O fórum foi o início de uma nova oportunidade de comunicação e cooperação entre a sociedade e o poder público, para ajudar na construção de saídas estratégicas da situação em que estamos vivendo. Considero um evento positivo que conseguiu vencer a barreira do distanciamento imposto pela COVID -19 através do uso de novas tecnologias (vídeo conferência) em um ambiente que aproximou pessoas das mais distantes cidades do território".

“Desse fórum podemos destacar dois grandes avanços:  Demos início a um novo processo de formação de políticas públicas dentro do estado do Piauí em tempo de pandemia e começamos a encontrar caminhos para vencermos o caos econômico e social no território Vale do Canindé, concluiu Levi Lustosa.

Para o diretor de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, Jairo Júnior, é importante debater com as lideranças locais alternativas à crise decorrente da COVID-19, “essa é uma pauta importante, tendo em vista que a pandemia reduziu muito a circulação de produtos e serviços pelo interior do estado e nós sabemos que o Piauí é muito depende desses setores e no interior ainda mais. Então nós apresentamos a plataforma Piauí Delivery, onde os comerciantes podem divulgar seus produtos, seus serviços através dessa plataforma, de maneira totalmente gratuita, além de também aproveitarmos o espaço para prestar contas do que cada instituição governamental está fazendo em relação a pandemia de acordo com o seu segmento.”

“A principal mensagem deixada pela Seplan através da organização desse fórum é que o Estado não parou, nós continuamos diariamente atentos as questões econômicas e sociais enfrentadas pelos territórios, até porque precisamos incluir produtivamente populações locais, precisamos gerar trabalho e renda, isso no contexto atual e também no pós-pandemia. É nosso dever, enquanto secretaria, realizar esse planejamento, pois precisaremos reerguer a economia do estado, e sem estarmos devidamente preparados, não conseguiremos prestar o devido apoio a população”, declara Jairo Júnior.

Ao longo do evento foram realizadas três palestras que abordaram a renegociação de dívidas e as linhas de crédito disponibilizadas para amenizar os impactos da paralisação econômica causada pela pandemia da COVID-19. Também foi apresentado o aplicativo Piauí Delivery, uma plataforma em que a população pode comprar produtos através da internet, para evitar a disseminação do coronavírus. O aplicativo é uma iniciativa do Governo do Estado, em conjunto com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL) e o Sebrae. Por fim, foi feita a apresentação de uma visão panorâmica do território, com espaço para discussões e debates.

 

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.