INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Seplan realiza fórum no território dos Cocais
14/05/2020 - 19:58  
  
Twitter 
Google+ 
Mais de 60 pessoas participam da vídeo conferência

A Seplan realizou, na tarde desta quinta-feira (14), o Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social do Território dos Cocais, através de vídeo conferência, para discussão dos impactos da pandemia da Covid-19 na região e como o Estado vem agindo para enfrentar as consequências econômicas do necessário isolamento social. Foram divulgadas as ações das diversas secretarias e órgãos estaduais e de parceiros, como o Banco do Nordeste, a Fetag, sindicatos, lideranças comunitárias, vereadores, deputados e membros do Conselho Territorial dos Cocais.

Rejane Tavares, superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, ressaltou a participação de mais de 60 pessoas no evento. “Foram inúmeras autoridades, técnicos e lideranças do território, todos juntos para discutir o impacto da Covid-19 no desenvolvimento econômico na região. Conseguimos ver que o nível de atividades paralisadas  é muito grande e que isso vai ter  uma repercussão de recessão  e de contenção do desenvolvimento do próprio território. No entanto,  alguns desafios foram colocados pelos participantes, um deles é que cada território vai precisar fazer uma reinvenção de suas atividades produtivas, utilizando novas formas de comercialização, novos produtos a serem produzidos, de modo que eles possam ser inseridos numa nova dinâmica econômica”, explicou.

Além disso, também foram debatidas as estratégias de financiamento da produção. “Precisa-se de estratégias alternativas que possam viabilizar o financiamento dos pequenos empreendimentos, inclusive os informais. Estruturas como cooperativas de crédito e bancos comunitários podem ser um grande reforço”, concluiu a superintendente.

Durante o fórum foram apresentados os programas voltados para a agricultura familiar, na expectativa de manter a produção de alimentos, gerando trabalho e renda para o território. Segundo Jairo Júnior, diretor de Planejamento Territorial da Seplan, as ações levadas pela secretaria de Agricultura Familiar e pelo Emater também estão visando a busca ativa para o acesso ao auxílio emergencial. “Com a pandemia, as atividades econômicas estão retraídas, então, esse recurso é uma fonte de renda importante para essas famílias”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Nery,  apresentou o Piauí Delivery e, durante o evento, foi sugerido por participantes do fórum, que a plataforma poderia não apenas agregar os micro e pequenos empresários, mas também o segmento da agricultura familiar.

Outro ponto de destaque foram as linhas de acesso ao crédito apresentadas pelo Banco do Nordeste e pela Agência de Fomento. Informação do que está disponível, como acessar e quais as garantias exigidas. “As instituições puderam apresentar o que estão trabalhando para o enfrentamento à crise econômica, no apoio ao micro e pequeno empresário, com recursos para capital de giro e para investimentos”, disse Jairo Júnior.

Segundo Jairo, são iniciativas como essas que aproximam os municípios  do território ao governo estadual. “No fórum as dificuldades são expostas e as soluções encontradas. As alternativas praticadas dentro do próprio território servem de inspiração para outras regiões. Foi um momento muito rico, com muita informação que servirá para pensarmos novas estratégias para o pós pandemia, onde nos reinventaremos para a retomada da economia, com compromissos e pactuações, para que possamos promover qualidade de vida para o interior do estado”, concluiu o diretor.

 

 

 

 

 

 

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.