INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
V FEIRA TERRITORIAL DO VALE DO SAMBITO
V FEIRA TERRITORIAL DO VALE DO SAMBITO
 
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DAS BRS
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DAS BRS
RODADA DE NEGOCIAÇÃO PPA E LOA (3 DIA)
RODADA DE NEGOCIAÇÃO PPA E LOA (3 DIA)
 
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DA NOVA MATERNIDADE
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DA NOVA MATERNIDADE
+ Mais Galerias de Fotos...
Reunião estabelece comitê Pro Piauí em Picos
27/07/2020 - 19:31  
  
Twitter 
Google+ 


Foto_23072020_060710

O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, esteve reunido hoje, 27, com os agentes de desenvolvimento territorial do Piauí e lideranças da região de Picos, para a criação do primeiro comitê regional do Pro Piauí. O Pro Piauí regional é responsável pelo monitoramento local do programa Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas que abrange um calendário de aberturas dos setores econômicos, religiosos, educacionais, entre outros, de maneira responsável. 


O secretário de Estado do Planejamento e também coordenador do programa Pro Piauí destacou que os comitês regionais são uma demanda do governador Wellington Dias para que o estado se aproxime das realidades locais, respeitando as necessidades de cada região do estado ao tempo que evita o crescimento dos casos do novo Coronavírus no Piauí, “O processo de abertura econômica demanda o acompanhamento lá na ponta, através dos comitês regionais do Pro Piauí. A configuração desse comitê demanda uma representação de todos os prefeitos, do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde), da Vigilância Sanitária, da APPM, da regional da Saúde, indicado pela Sesapi e da Seplan, que serão os agentes territoriais de desenvolvimento sustentável. O ministério Público é convidado, apesar de não poder fazer parte oficialmente, mas é uma presença importante. Além de um representante dos trabalhadores rurais e sindicatos urbanos, e um represente do empresariado", disse. 


Para Antonio Neto o caráter representativo dos comitês regionais é importante para apresentar a multiplicidade de opiniões da sociedade e permitir um monitoramento mais eficaz do processo e abertura. “Através dos comitês nós realizaremos a observação in loco dos índices epidemiológicos, a transmissibilidade da região, as barreiras sanitárias e os problemas que certamente surgirão. Estes comitês serão nomeados pelo governador e nosso objetivo é trabalhar em conjunto, num esforço de integração e de articulação. Apesar de não possuir um papel deliberativo, ele agrega e conduz ao governador as informações a respeito da abertura das atividades econômicas e ele, se necessário for, deliberará em conformidade com a necessidade principal, que é não permitir a evolução dessa doença em nosso estado.” Concluiu Antonio Neto. 


O programa Pro-Piauí define as estratégias para retomada das atividades econômicas em vários setores, durante o período de pandemia. A iniciativa trata de investimentos em áreas sociais, e também, na economia.  O grupo é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com a participação de representantes da Secretaria de Governo (Segov), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária; Associação Piauiense de Municípios (APPM), Prefeitura de Teresina, representantes dos trabalhadores e dos empresários e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PI). 

 



SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.