INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
V FEIRA TERRITORIAL DO VALE DO SAMBITO
V FEIRA TERRITORIAL DO VALE DO SAMBITO
 
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DAS BRS
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DAS BRS
RODADA DE NEGOCIAÇÃO PPA E LOA (3 DIA)
RODADA DE NEGOCIAÇÃO PPA E LOA (3 DIA)
 
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DA NOVA MATERNIDADE
VISITA DE MONITORAMENTO DAS OBRAS DA NOVA MATERNIDADE
+ Mais Galerias de Fotos...
Comitê Regional Pro Piauí de Floriano é instituído
28/07/2020 - 18:39  
  
Twitter 
Google+ 

Foto_28072020_060735

Na tarde desta terça-feira, 28, o secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, se reuniu com os agentes de desenvolvimento territorial do Piauí e lideranças locais dos Territórios do Alto Parnaíba e Rio Piauí e Itaueira para o estabelecimento do comitê regional do programa Pro Piauí, do território de Floriano. O comitê Pro Piauí é responsável por coordenar as ações do programa Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas, e os comitês regionais, por sua vez, farão o monitoramento do cumprimento do calendário de abertura e das medidas sanitárias e de distanciamento social exigidas pelo programa.

Para otimizar as ações dos comitês locais, o comitê Pro Piauí utilizou a divisão vigente das oito regiões de saúde do estado, nomeando o novo comitê a partir do nome da cidade polo.   A cidade de Floriano será o polo de referência para o monitoramento do processo de abertura responsável dos municípios que integram os territórios Rio Piauí e Itaueira e Alto Parnaíba.

Segundo Jairo Júnior, diretor de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, a instituição dos comitês regionais qualifica o monitoramento subsidiando decisões mais seguras. “Hoje nós fizemos a constrição do comitê de Floriano, nós convidamos as instituições que também estão representadas no comitê estadual, os representantes dos executivos municipais, a indicação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, indicação da Sesapi, indicação do setor comercial, representação dos trabalhadores, dos CERETS. Então nós teremos representatividade para as ações desse comitê que é um órgão de monitoramento, não é um comitê deliberativo, ele vai qualificar as informações para subsidiar as discussões do comitê estadual”, disse.

O Pro-Piauí define as estratégias para retomada das atividades econômicas em vários setores, durante o período de pandemia. O programa trata de investimentos em áreas sociais, e também, na economia.  O grupo é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com a participação de representantes da Secretaria de Governo (Segov), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária; Associação Piauiense de Municípios (APPM), Prefeitura de Teresina, representantes dos trabalhadores e dos empresários e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PI).

Segundo o secretário Antonio Neto, a criação dos comitês regionais é parte integrante do processo de abertura responsável. “Nós precisamos de braços e de olhos mais próximos das realidades locais, ou seja, precisamos de ações aproximadas e de um olhar comunitário para esse processo de abertura responsável. Então nosso objetivo é trabalhar em conjunto, num esforço de integração e de articulação. Apesar de não possuir um papel deliberativo, ele agrega e conduz ao governador as informações a respeito da abertura das atividades econômicas e ele, se necessário for, deliberará em conformidade com a necessidade principal, que é não permitir a evolução dessa doença em nosso estado", concluiu o secretário do Planejamento. 

O responsável pela coordenação do comitê de Floriano será o diretor da Regional de Saúde de Floriano, Francisco Alves e a vice-coordenadora será a secretária Municipal de Saúde do município de Sebastião Leal, Vicência Maria.

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.