INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
PRO Piauí terá sistema de monitoramento de obras nos 12 territórios
09/03/2021 - 16:14  
  
Twitter 
Google+ 
Encontro reuniu agentes dos 12 territórios do estado

A secretária Rejane Tavares se reuniu com o governador Wellington Dias, com o coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, e com os agentes dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, a fim de debater sobre o novo sistema que será implantado pelo governo para monitorar as obras do programa. O sistema tem por objetivo integrar governo estadual e munícipios, além de criar uma coordenação para que seja garantida a qualidade de obras, restaurações, modernização de serviços. A iniciativa também possibilita o monitoramento do patrimônio do Estado em cada munícipio. 


O chefe do executivo estadual destacou que o objetivo das coordenações é garantir a qualidade dos serviços do governo para a população. Segundo Dias, a secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) gerencia o trabalho dos coordenadores da área do desenvolvimento territorial. “O objetivo deste novo sistema envolve os territórios que tiverem, por exemplo, uma coordenação municipal do governo, diretor de escola, supervisor, delegado, agrupamento militar, Adapi, Emater, hospital, Jucepi, Sefaz. Todas as áreas vão formar uma coordenação de governo, uma governança local. Serão feitos diagnósticos e apresentados para a gente monitorar e poder garantir a qualidade nos serviços, além de haver o monitoramento do patrimônio, sejam equipamentos ou prédios. Vamos investir na proteção e colocar uma destinação para esse patrimônio. Nós queremos, com essa modernização, garantir que tenhamos o modelo sempre integrado de administração, garantindo bons serviços à população”, afirmou. 


Rejane Tavares explicou que a Seplan trabalha com o levantamento e revisão das demandas dos territórios e esses coordenadores terão o papel de articuladores do PRO Piauí. “Eles passarão a ter acesso a um sistema que estamos finalizando junto com a Sefaz onde constarão as obras atualizadas. Esse grupo será capacitado ainda este mês para entender sobre supervisão de obras e apoiar o monitoramento de obras de todos os territórios que estão inseridas no PRO Piauí”, destacou a secretária. 


O coordenador do PRO Piauí e secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles destacou que o objetivo é montar uma base de dados para um monitoramento mais preciso sobre o que está sendo feito nos munícipios. “Esse trabalho da Sefaz com a Seplan tem por objetivo melhorar a qualidade da informação, obra por obra, órgão por órgão, município por município. Então, esse aqui é o pontapé inicial desse contato com os agentes territoriais para explicar um pouco a lógica do trabalho. Em cada território, tem um conjunto de municípios, e o trabalho desse agente é confirmar informações à nossa base de dados para nos alertar de eventuais inconsistências ou erros, também sobre o andamento de obras na região para que sejam resolvidas quaisquer eventuais complicações. Os agentes terão acesso, através do nosso sistema, das obras no munícipio para que consigam fazer esse monitoramento do que está realmente sendo feito e essa informação será repassada ao Governo”, explicou. 

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.