INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Seplan intensifica monitoramento do PPA 2020-23
15/03/2021 - 10:38  
  
Twitter 
Google+ 

Com o objetivo de garantir o monitoramento efetivo das ações de governo, a Seplan iniciou o processo de  acompanhamento e monitoramento da execução dos produtos do Plano Plurianual 2020-2023 das secretarias e demais órgãos do executivo, por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Piauí - SIAFE.

O Monitoramento é mensal e consiste no cadastro das informações sobre os produtos referentes às ações de cada órgão (desde um curso de capacitação, aquisição de uma ambulância, até uma obra de grande porte), na produção e informação de relatórios e na realização de reuniões sistemáticas para identificação de problemas e pactuação de soluções .
Foto_15032021_110355

“Ao final de cada mês os órgãos têm até cinco dias úteis para inserir as informações da execução física referente ao mês anterior, via sistema SIAFE, com base em tudo o que foi liquidado, desta forma, a Seplan pode visualizar a execução dos produtos que estão sendo entregues e os problemas que estão ocorrendo na execução das ações. Mensalmente teremos relatórios que identificarão quais são estas dificuldades e, dentro do possível, a Seplan irá contribuir para que os órgãos possam superar os obstáculos que surgem no decorrer do processo de execução física dos produtos.”, explicou Clécio Moreira Lopes, Diretor de Monitoramento e Avaliação da Gestão por Resultados da Seplan.

O monitoramento, segundo o diretor, a princípio será realizado com cinco secretarias pilotos: SESAPI, SSP, SEDUC, SAF e SASC. Nestes órgãos, além da produção dos relatórios, serão realizadas reuniões com os técnicos e gestores para análise da situação da execução das ações, identificação das restrições e pactuação de providências para superá-las. Os outros órgãos, serão acompanhados por meio de produção e envio de relatórios com recomendações para identificar e corrigir os problemas. “Os dados também irão facilitar a elaboração do balanço das ações, ao final do ano, já que tudo estará inserido no sistema. Outra vantagem será a facilidade de prestação de contas dos órgãos com o Tribunal de Contas do Estado”, concluiu Clécio Lopes.

A principal meta do acompanhamento e monitoramento é garantir o fornecimento de informações que contribuam na tomada de decisões e na correção dos rumos do planejamento da estratégia de Governo. De acordo com o diretor, a expectativa é que haja um ganho de eficiência, eficácia e efetividade nas ações governamentais.

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.