INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Seplan capacita técnicos para a construção da LDO 2022
12/04/2021 - 10:48  
  
Twitter 
Google+ 
Com o início dos trabalhos de elaboração das peças orçamentárias para o exercício de 2022, em relação à Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO), a Seplan, por meio da diretoria de Orçamento, em parceria com a superintendência de Planejamento Estratégico (Suple), promoveu durante toda a semana passada e está concluindo nesta segunda-feira (12), oficinas remotas de orientação para preenchimento das informações referente às Metas e Prioridades, que irão compor um dos anexos da LDO do próximo ano. As capacitações são direcionadas a todos os órgãos e entes do poder Executivo, bem como dos demais poderes, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público, visando a melhoria da qualidade das informações e a melhor integração entre as peças orçamentárias do Estado do Piauí.  

O diretor de Orçamento da Seplan, Salvador Lopes Neto, explicou que o objetivo é contribuir com a construção do Projeto de Lei da LDO para 2022. “No que se refere a elaboração do Anexo de Metas e Prioridades, nós encaminhamos um documento orientador e planilha para nortear a organização dos dados na definição das prioridades de execução para o próximo exercício financeiro, à luz do Plano Plurianual (PPA), priorizando principalmente as entregas prioritárias constantes na carteira de projetos e agendas territoriais; as entregas referentes aos convênios firmados e operações de crédito contratadas ou previstas para o próximo exercício fiscal; e demais entregas constantes no PPA para o ano de 2022, com metas físicas atualizadas, caso necessário, especialmente os produtos constantes no Pro Piauí ou em algum outro plano setorial”, disse o diretor. 

A expectativa é que todos os órgãos e entes de todos os poderes possam preencher as informações do Anexo de Metas e Prioridades com informações de qualidade que reflitam, de fato, as entregas prioritárias para o exercício de 2022, alinhadas com o PPA e possam nortear a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício seguinte. 

Segundo a diretora de Planejamento Estratégico Setorial, Eliana da Costa Machado, os órgãos têm que definir quais são os produtos e as metas que pretendem alcançar em 2022 e, diante dessa necessidade, a Seplan trouxe uma inovação, trabalhando melhor o planejamento e não apenas replicando o que já foi posto no PPA. “Fomos às oficinas para estudar como organizar esses dados para partirmos de uma análise que estime as metas e prioridades para o próximo ano, sempre considerando o momento de pandemia que vivemos, com restrições financeiras. Precisamos de metas plausíveis, realistas, pois é no momento de escassez de recurso que temos que usufruir ainda mais desse instrumento que se chama planejamento. Com menos recurso, nós temos que planejar mais e melhor para podermos dar um retorno melhor à sociedade, com o uso otimizado dos recursos públicos”, explicou. 

Eliana ressaltou que a Seplan vem implantando a nova metodologia de gestão voltada para resultados desde a elaboração do PPA – 2020/23, que está vigente, sendo necessário introduzir nos demais órgãos o novo método para conseguir trabalhar de forma uniforme em todo o estado. “Quando planejamos bem e estabelecemos metas realistas o resultado final é muito mais positivo”, concluiu.
SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.