INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Agenda 2030 inova com Índice de Desenvolvimento Territorial
24/05/2021 - 17:47  
  
Twitter 
Google+ 
A Seplan, durante toda a semana passada e finalizando nesta segunda-feira (24), realizou encontros virtuais com órgãos do governo para a apresentação da proposta da Agenda 2030 - ODS Piauí.  O trabalho é coordenado pela Seplan, em parceria com a equipe técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O processo de elaboração vai envolver todas as secretarias do estado e vai ter como um dos principais produtos a criação do IDT (Índice de Desenvolvimento Territorial) que permitirá a construção de ações que permitam acelerar o desenvolvimento de cada um dos territórios. 
Foto_24052021_050514


Segundo Ariane Favareto, assessora geral para elaboração da Agenda 2030, os encontros tiveram três objetivos principais: apresentação da proposta conceitual e metodológica da Agenda 2030 - ODS/PI; coleta de possíveis sugestões e considerações para compor a versão final da proposta, a ser entregue no final desse mês; e solicitação que cada órgão de governo indique uma pessoa para contato direto durante a elaboração da Agenda. “O primeiro objetivo foi plenamente alcançado com a realização das reuniões e a participação efetiva dos órgãos de governo convidados. Já os segundo e terceiro objetivos ainda terão um tempo para se concretizarem. Haverá um envio formal por parte da Seplan do documento apresentado e um pedido para a indicação de uma pessoa de cada órgão que fará parte diretamente do trabalho”, explicou. 

Para Débora Galvão, coordenadora nacional do Projeto ODS-PI e assessora da Seplan, os encontros articularam diferentes setores. “As secretarias vão contribuir para a implementação desse projeto e para a construção da Agenda 2030, justamente porque ela engloba diferentes áreas: social, ambiental, econômica, e por isso algumas secretarias são peças chaves no desenvolvimento desse trabalho. A secretaria do Meio Ambiente, que demonstrou uma grande contribuição, está diretamente ligada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As demais secretarias, SASC, SEDUC, SESAPI, SEID, SUPARC e outros órgãos convidados se colocaram totalmente a disposição para estarem juntos e alinhados ao projeto. Para que a Agenda 2030 tenha uma realização eficaz precisamos justamente do diálogo entre os demais setores e órgãos do governo, para que todos juntos possamos implementar os ODS e termos êxito do projeto nos territórios do Piauí”, ressaltou.  

A equipe da SEPLAN que está desenvolvendo a Agenda 2030 – ODS Piauí tem como diretora a secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares; como coordenadora, Débora Gomes Galvão; como assessora geral, Ariane Favaretto e demais especialistas que compõe as áreas de políticas sociais, meio ambiente, infraestrutura e logística, comunicação e economia.
SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.