INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Seplan define representantes das Câmaras Setoriais do Consórcio Nordeste
30/08/2021 - 11:34  
  
Twitter 
Google+ 
Dia 02 de setembro governador lança as Câmaras Temáticas

A secretária Rejane Tavares recebeu, nesta segunda-feira (30), representantes das secretarias do Meio Ambiente e da Cultura, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) para discutir a criação de cinco Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste que serão: Resíduos Sólidos e Drenagem; Esgotamento Sanitário e Abastecimento; Fomento em Ciência do Conhecimento; Cultura; Investimento em Infraestrutura. O objetivo é o crescimento nos índices de desenvolvimento econômico e social dos estados nordestinos com a implementação de projetos comuns em diversas áreas de ação.

O papel da Seplan é coordenar todo o processo da escolha dos representantes do Estado. A secretária Rejane Tavares representa o Piauí no Conselho de Administração do Consórcio Nordeste, que presta assessoria técnica aos governadores na tomada de decisão. “No dia 02 de setembro serão lançadas as novas Câmaras Temáticas pelo governador Wellington Dias e a Seplan está articulando com os órgãos setoriais a participação de cada um deles nestas Câmaras do Consórcio Nordeste e, também, temos que conhecer todos os planos de trabalho para acompanhar a execução das ações e ver a possibilidade do Estado estar participando de projetos comuns aos nove estados nordestinos”, explicou a secretária de Estado do Planejamento.

A Seplan ainda é responsável pela organização de resumos executivos para que o governador tenha a informação compacta do que acontece em cada uma das Câmaras. “Teremos um representante e um suplente dos órgãos selecionados em cada uma das Câmaras Temáticas e articularemos com essas pessoas um relatório de ações e projetos para organizar o repasse desses dados ao governador”, ressaltou a secretária.

O projeto das Câmaras Temáticas nasce da necessidade de qualificar a atuação do Consórcio Nordeste como ferramenta de pactuação e de gestão, apoiando as ações governamentais dos estados consorciados, ampliando os vínculos territoriais e fortalecendo as redes colaborativas, ressignificando a ligação de setores com maior cooperação e coerência, com respeito as especificidades de cada Estado (Resolução n°12 /2020, de 28 de dezembro de 2020).

Consórcio Nordeste

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) é uma entidade interestadual brasileira formada pelos estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e integrado da região, possibilitando a realização de compras públicas coletivas; ganhos de escala na contratação de serviços e bens; acesso às informações e ao know-how entre os Estados, propiciando troca de experiência mais efetiva; ampliação de redes colaborativas entre os Estados e a implementação integrada de políticas públicas, incluindo a prestação de serviços públicos.

 


SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.