INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Agente Territorial monitora construção de cisternas
16/09/2021 - 11:53  
  
Twitter 
Google+ 
Tecnologias sociais na Chapada Vale do Rio Itaim

Nos últimos dias 15 e 16 de setembro, a Agente Territorial da Chapada Vale do Itaim, Maria dos Ramos “Raminha” Brito, visitou comunidades quilombolas e acompanhou a equipe técnica e a Secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconcelos, na construção de cisternas que abastecerão os municípios de Betânia do Piauí-PI e Curral Novo-PI.

Na ocasião, a agente, atuando também como representante da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), monitorou o desenvolvimento das obras e se reuniu com a empresa Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas (Celta), responsável pela implantação das cisternas.

A construção atual é uma demanda surgida a partir do Grupo de Trabalho da Romaria da Terra e da Água (GTRT), grupo destinado a avaliar a situação das comunidades impactadas por grandes empreendimentos. No momento, estão sendo construídas 22 cisternas calçadão, com uma estrutura que possui capacidade de armazenamento de 52 mil litros de água, sendo 11 em Curral Novo e 11 em Betânia do Piauí.

Para a agente, “é uma felicidade grande ver que o Território Chapada Vale do Itaim está sendo contemplado com projetos e construções de tecnologias sociais que vão beneficiar famílias com água de qualidade para consumo humano e para produção”.

Foto_16092021_120904

Além disso, Raminha Brito aproveitou a oportunidade para visitar a Associação de Mulheres da Comunidade Vila do Mel, em Betânia do Piauí, o projeto Sisteminha na comunidade quilombola San Martin e a unidade de processamento da Casa do Mel da comunidade quilombola Chupeiro, em Paulistana-PI.

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.