INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Vale do Sambito recebe curso de capacitação para inspeção animal
20/09/2021 - 12:43  
  
Twitter 
Google+ 
Na última semana, o Território de Desenvolvimento Vale do Sambito recebeu um curso de capacitação técnica para os Serviços de Inspeção Animal (SIM). O curso, realizado em Teresina-PI entre os dias 13 e 15 de setembro, teve presença de médicos veterinários, técnicos agrícolas e agropecuários, que ensinaram todos os procedimentos adequados para a devida inspeção animal nos abatedouros. 

Foto_20092021_120918














O evento, organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial do Vale do Sambito e pela Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (ADAPI), com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), contou com doze representantes dos municípios de Elesbão Veloso, Inhuma, Pimenteiras e Novo Oriente do Piauí. 

No curso foram debatidas questões de como deve funcionar a inspeção nos abatedouros, com explanações quanto aos equipamentos de proteção individual adequados para os funcionários e os cuidados na hora do abate nos currais, bem como o armazenamento nas câmaras frias e o consequente transporte das carnes aos mercados. Além disso, foram explicadas as legislações vigentes que precisam ser cumpridas durante todo o processo. 

Para Lidiane Veloso, presidente do Conselho Territorial do Vale do Sambito, “o curso foi uma conquista muito esperada, pois possibilitou dar a devida dimensão para a agricultura do nosso território, com o desenvolvimento da cadeia animal”.

A capacitação contou com dois momentos. O primeiro foi a apresentação da parte teórica por parte dos fiscais agropecuários Marcus Veloso e Jefferson Carvalho. Já o momento prático foi realizado e supervisionado na empresa Piauí Frigorífico, onde foram mostradas todas as etapas do processo de inspeção, com certificado emitido pela ADAPI.

“É de suma importância essa capacitação para os responsáveis dos setores de abatedouros dos municípios, pois é só com as explicações e conhecimentos aprimorados que conseguiremos entregar alimentos de boa qualidade para consumo às mesas da população”, defendeu a secretária de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente do município de Elesbão Veloso, Valdélia Veloso.

O curso segue nesta semana, entre os dias 20 e 22, com a segunda turma de capacitação, contando com a presença do Agente de Desenvolvimento Territorial do Vale do Sambito, Jorge Fernandes, e as demais parcerias.
SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 3221-3580 - © 2016. Todos os direitos reservados.