Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

1º dia de votação do OPA 2024-2025 encerra com mais de 22 mil votos

Compartilhar:

Teve início às 23h59 desta sexta-feira (07) a 2ª fase do Orçamento Participativo 2024-2025. Essa fase consiste em uma votação popular para escolher quais propostas serão executadas no exercício de 2025 pelo Governo do Estado.

Ao todo, 1.255 propostas foram inscritas na primeira fase do OPA 2024-2025. Após análise da Seplan, 411 entidades com cadastros válidos tiveram 838 propostas (397 em Teresina, 85 em Parnaíba, 105 em Picos, 178 em Piripiri e 73 em Floriano) consideradas aptas para votação popular.

De acordo com o secretário de planejamento, Washington Bonfim, nas primeiras horas desta sexta-feira já haviam sido contabilizados cerca de 7 mil votos. “Entrei em contato com a plataforma responsável pela operacionalização do sistema de votação e fui informado que a proporção nas primeiras horas do dia era de 1 voto por segundo”, diz o secretário.

O secretário alerta para que as associações divulguem bem o número de sua propostas e a comunidade procure dentre a lista o número da qual deseja votar. “É importante que a pessoa saiba o número da sua proposta escolhida, pois isso torna a votação mais célere”, explica.

A votação continua durante todos os dias até às 23h59 do dia 17 de junho. Qualquer pessoa com 16 anos ou mais, com CPF válido, está apta a votar e escolher as obras que serão incluídas no orçamento estadual em 2025.

As entidades podem solicitar as vans do OPA em sua comunidade durante todo o período de votação, através do Suporte OPA. As vans são equipadas com internet móvel, tablets, celulares e agentes preparados para tirar dúvidas e auxiliar as pessoas na hora da votação.

“Tivemos a oportunidade de receber a van do OPA e a equipe do governo do estado para dar suporte na votação aqui na zona rural de Piripiri. Estamos confiantes de que iremos realizar nossa obra, que irá beneficiar bastante a comunidade rural”, conta a presidente da Associação Indígena da comunidade Canto da Várzea, Maria Auxiliadora.

Como votar

Você pode votar na proposta que julgar melhor para seu bairro ou região. Através de um celular ou computador com acesso a internet, é só escolher um dos canais abaixo. Para facilitar, tenha em mãos o número da proposta para a qual pretende registrar seu voto.

Ou, procure uma das vans do OPA no bairro mais próximo de você!

Confira o número das propostas

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo