Este Plano representa um esforço empreendido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN) com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em sua elaboração, há uma inovação ao tentar articular um planejamento estadual com um movimento internacional que privilegia a Agenda 2030 e as metas empreendidas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Resumo Executivo do Plano Piauí 2030 é um documento que resume as principais informações extraídas do processo de construção do Plano.
Nele, há informações conceituais, metodológicas, um resumo do diagnóstico feito com base nos ODS e adequado para o contexto do estado do Piauí, além de apresentar a estrutura geral dos eixos de desenvolvimento sustentável (disponíveis em maior detalhe nos arquivos abaixo). O Resumo também traz uma proposta de Governança e Implementação do Plano Piauí 2030.
Clique e acesse:
O eixo denominado Meio Ambiente e Mudanças Climáticas traz como objetivo principal a proteção dos recursos naturais e do clima do Estado do Piauí para a atual e as gerações futuras. Foram identificadas como principais barreiras a falta de instrumentos de gestão territorial e de controle e regulamentação de uso e ocupação do solo, tanto em escala estadual quanto em escalas regionais e municipais. Assim, este volume foi elaborado de forma a apresentar os problemas relacionados ao objetivo central, e contém as barreiras estruturais e as ações estratégicas para sua superação. O documento está estruturado em três ações estratégicas e oito programas, com projetos e ações para atingir os objetivos, além de recomendações estratégicas para implementação dos programas.
Clique e acesse:
O eixo denominado Trabalho, Emprego e Renda traz como objetivo principal melhorar o acesso da população piauiense a trabalho, emprego e aumento de renda. A principal barreira encontrada foi a falta de adensamento produtivo e tecnológico das cadeias de valor. Assim, este volume foi elaborado de forma a apresentar os problemas relacionados ao objetivo, e contém as barreiras estruturais e as ações estratégicas para sua superação. O documento está estruturado em quatro ações estratégicas e quatro programas, com projetos e ações para atingir os objetivos, além de recomendações estratégicas para implementação dos programas.
Clique e acesse:
O Eixo voltado para Infraestrutura trata da garantia de acesso a serviços de qualidade, observando fatores de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Assim, este volume foi elaborado de forma a apresentar os problemas relacionados ao objetivo, e contém as barreiras estruturais e as ações estratégicas para sua superação. Foram elencadas como prioridades as infraestruturas viária, de geração e distribuição de energia, acesso à água e esgotamento sanitário. O documento está estruturado em três ações estratégicas e quatro programas, com projetos e ações para atingir os objetivos, além de recomendações estratégicas para implementação dos programas.
Clique e acesse:
O Eixo Redução das Desigualdades trata da barreira estrutural relacionada à desigualdade da população do estado, em especial à desigualdade social. O eixo tem relação direta com as áreas econômica, social, política e ambiental, a partir de uma formação circular que envolve distribuição de renda, segurança alimentar, saúde e bem-estar, educação de qualidade e igualdade de oportunidades, incluindo gênero, raça e etnia. Este volume foi elaborado de forma a apresentar os problemas relacionados ao objetivo central, e contém as barreiras estruturais e as ações estratégicas para sua superação. O documento está estruturado em três ações estratégicas e doze programas, com projetos e ações para atingir os objetivos, além de recomendações estratégicas para implementação dos programas.
Clique e acesse:
Ferramentas de Acessibilidade