Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Apresentação

A CEPRO, ou Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí, é uma entidade de natureza técnico-científica vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan-PI). Estabelecida inicialmente como “Fundação Centro Regional de Produtividade do Piauí” pela lei estadual nº 3.127 de 6 de dezembro de 1971, e posteriormente renomeada sob a lei nº 3.320 de 4 de abril de 1975, a CEPRO desempenha um papel consultivo para o governo estadual, especializando-se em pesquisas econômicas e sociais.

A preocupação com a coleta e análise de dados estatísticos para entender e melhorar o desenvolvimento cultural, social e econômico é uma constante histórica, tanto no passado quanto no presente. Historicamente, a necessidade de recrutamento militar e tributação durante guerras impulsionou a coleta de dados. Com o tempo, a estatística tornou-se fundamental para a legislação e gestão dos setores público e privado.

No Brasil, registros populacionais iniciais eram mantidos pela Igreja, através de livros paroquiais e listas de escravos. A criação da Diretoria-Geral de Estatística em 1872 marcou o início de censos decenais até 1920. Após várias mudanças, esse órgão evoluiu para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1938, com o propósito de ampliar os serviços estatísticos pelo país.

No Piauí, os primeiros registros quantitativos datam de 1697, quando Padre Miguel de Carvalho documentou detalhes demográficos e econômicos na obra “Descrição do Certão do Peauhy”. Mais de um século depois, em 1797, novos dados indicaram um crescimento significativo na população e na quantidade de fazendas. Hoje, o Piauí conta com diversos cartórios, incluindo um em Parnaíba fundado em 1863, que desempenham um papel crucial no registro civil.

A necessidade de um órgão especializado em pesquisas para apoiar o desenvolvimento do Piauí levou à criação da Comissão de Desenvolvimento do Estado (CODESE) em 1956, que mais tarde seria sucedida pela Secretaria do Planejamento (Seplan). Posteriormente, surgiu o Departamento Estadual de Estatística (DEE), ligado ao IBGE, que realizou importantes estudos socioeconômicos na região. Em dezembro de 1971, foi estabelecida a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais (Cepro), dedicada à coleta e disseminação de informações estatísticas do Piauí, e que atualmente atua como superintendência.

O impacto da Cepro no progresso do estado é evidenciado pela vasta produção de documentos técnicos, diagnósticos, relatórios de pesquisa, ensaios e estudos, desenvolvidos por sua equipe de especialistas. Estes trabalhos fornecem uma análise aprofundada do cenário socioeconômico do Piauí, uma região com desafios e potenciais diversos.

Desde o início dos anos 70, em um contexto onde havia escassez de análises técnico-científicas, a Cepro começou a produzir conhecimento crítico sobre o estado, contribuindo significativamente para a formulação dos primeiros projetos e planos de desenvolvimento. Além de fundamentar o planejamento estadual, a produção da Cepro permitiu que os piauienses conhecessem melhor sua própria região, promovendo o debate e a reavaliação interna, o que antes era dificultado pela falta de dados confiáveis. A informação gerada pela Cepro tem sido crucial para o desenvolvimento contínuo do Piauí.

Competências

A missão é orientar o governo estadual do Piauí, elaborando estratégias para o seu crescimento. Isso inclui a análise e proposição de ações para o avanço socioeconômico, além de monitorar a evolução financeira do estado. A entidade também foca em pesquisas para entender a dinâmica social e econômica local, e oferecer suporte técnico ao planejamento governamental, assegurando que este esteja alinhado com as diretrizes regionais e nacionais.

Objetivos principais:

– Expandir e refinar o sistema de informações sobre indicadores econômicos e sociais relevantes para o estado.

– Aprimorar a competência técnica em avaliação e acompanhamento de políticas e programas sociais.

Áreas de atuação:

A CEPRO dedica-se a análises e pesquisas em múltiplos setores que refletem a realidade do Piauí, como economia, sociedade, política, meio ambiente e história. A instituição é reconhecida pela sua adaptação a novos métodos de trabalho frente às mudanças no cenário de desenvolvimento do estado. Para atender às demandas contemporâneas, a CEPRO adota uma abordagem ampla com três frentes:

– Qualificação do seu pessoal técnico.

– Diversificação dos campos de conhecimento.

– Construção de redes de colaboração em âmbito nacional e internacional.

Serviços oferecidos:

– Análise Estatística: Geração contínua de indicadores estatísticos, econômicos e sociais.

– Banco de Dados: Fornecimento de dados estatísticos sobre o Piauí.

– Biblioteca: Consulta bibliográfica especializada na realidade econômica e social do estado.

– Políticas Públicas: Monitoramento e análise.

 

– Estudos: Diagnósticos socioeconômicos detalhados.

TRABALHOS, PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Regulares:

1. Análise da conjuntura econômica e social.

2. Índice de Preço ao Consumidor (IPC).

3. Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

4. Avaliação de políticas públicas.

5. Estudos socioeconômicos dos municípios piauienses.

6. Pesquisa sobre demanda turística.

7. Levantamento de preços e combustíveis.

8. Publicação do Anuário Estatístico.

9. Relatório “Piauí em Números”.

10. Revista “Carta Cepro”.

11. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e desenvolvimento territorial.

Eventuais:

1. Pesquisa sobre o funcionalismo público.

2. Estudo de consumo de produtos industriais em Teresina.

3. Identificação de potenciais econômicos e necessidades de qualificação profissional no estado.

4. Análise sobre o uso e aceitação do Restaurante Popular.

5. Pesquisa do XXXI Encontro Nacional de Folguedos.

6. Inventário turístico do Polo de São Raimundo Nonato.

7. Coordenação do Prêmio de Inclusão Social (Grupo Meio Norte).

8. Seminário de Jornalismo Econômico.

Pular para o conteúdo