Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Segunda fase do OPA reúne equipe para analisar a viabilidade das propostas cadastradas

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A base de dados está sendo feita através da superintendência de transformação digital da Seplan.

A segunda fase do OPA 2024-2025, programa estadual de Orçamento Participativo, já iniciou em pleno vapor. Nesta etapa, a equipe do OPA, em parceria com a Superintendência de Transformação Digital (STDG), está realizando uma compilação de todos os dados coletados na primeira fase para discutir com os técnicos o planejamento das 1255 propostas enviadas por 501 entidades cadastradas nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

Para garantir a total transparência do resultado, as propostas estão sendo submetidas a uma avaliação de viabilidade pelos órgãos públicos. Isso envolve verificar sua exequibilidade e se estão de acordo com o orçamento destinado no programa. Essa análise leva em conta a compatibilidade da descrição da proposta com a área temática selecionada, a justificativa para sua execução e a inexistência de equipamentos sociais semelhantes na região.

“Desenvolvemos um sistema para tratar a base de dados, denominado ETL. A importação de arquivos e bases de dados é algo muito comum no mundo da tecnologia. O desafio aqui é lidar com dados brutos. Nesse sentido, os dados passam por um processo pré-armazenamento, semelhante a uma triagem, que os prepara para atender a um determinado esquema”, explica o cientista de dados Joaquim Nascimento. Uma equipe técnica, composta por dois cientistas de dados e um analista de sistemas, está trabalhando nesta etapa. Após a triagem, os auditores utilizam o sistema em campo para inserir as informações necessárias à avaliação da viabilidade das propostas.

Reunião com os cientistas de dados Joaquim Nascimento e Jesse James, o Analista de Sistemas Felipe e a superintendente de Planejamento e Orçamento Participativo Adrianne Arruda.

Para que uma proposta seja considerada viável, o órgão responsável poderá realizar ajustes necessários para garantir sua conformidade com os requisitos estabelecidos. No entanto, propostas com falhas técnicas, como descrições imprecisas de localização ou incompatibilidade com a área temática selecionada, serão descartadas. Além disso, aquelas que não demonstrem uma demanda justificável ou que já tenham serviços similares na região serão consideradas inviáveis. Todas as decisões serão fundamentadas e justificadas para garantir transparência e legitimidade ao processo de análise de viabilidade.

A partir de 7 de junho, os cidadãos dos municípios participantes do programa terão a oportunidade de votar em propostas que forem consideradas viáveis pelo governo. Qualquer pessoa com mais de 16 anos e com Cadastro de Pessoa Física (CPF) poderá votar em apenas uma proposta, independente do município que escolher, através do ambiente virtual do OPA, via WhatsApp, App Social Colab, ou em vans localizadas em pontos estratégicos e acessíveis em cada cidade beneficiada. O período de votação se estenderá por dez dias, encerrando-se às 23h59 do dia 17 de junho.

As propostas vencedoras serão aquelas que obtiverem o maior número de votos, refletindo a vontade coletiva da população. Este processo democrático fortalece os princípios da governança participativa e promove uma gestão mais transparente e responsiva às necessidades sociais.

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