Seplan participa de encontro nacional de instituições de planejamento e pesquisa no Rio de Janeiro

O evento reuniu os principais órgãos do país dedicados à pesquisa e produção de conhecimento por meio da coleta de dados.

A Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN) através da  Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (CEPRO), participou do XXV Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), organizado pela Prefeitura de Maricá, cidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR).

São dois dias de trocas de experiências com institutos de pesquisa de todo o país, com o objetivo de discutir métodos de coleta de dados para fundamentar decisões políticas e sociais. Nesta edição do encontro, o tema central será “Produção de dados para subsidiar políticas públicas: desafios e inovações”, promovendo reflexões sobre a relevância da produção e análise de dados para embasar decisões nesses âmbitos.

Na mesa-redonda dedicada à avaliação de políticas públicas, o Diretor de Estudos Econômicos e Estatísticas (DEEE) da CEPRO, Diarlison Costa, teve a honra de representar a secretaria. Em suas palavras, ele destacou os esforços em curso do Governo do Piauí no âmbito das políticas públicas, com especial ênfase nas inovações promovidas pela superintendência para a construção do novo Centro de Inteligência do Estado. Além disso, apresentou aos presentes no evento, os novos modelos de avaliação de políticas públicas, com foco especialmente na avaliação de desempenho.

O evento reuniu representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) e Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF).