O Painel Orçamentário é uma ferramenta idealizada para auxiliar a gestão financeira e orçamentária do estado do Piauí. Estará disponível aos gestores estaduais e suas respectivas equipes de planejamento, orçamento e monitoramento. Ademais, permitirá a consulta, projeção e criação de cenários relacionados às receitas disponíveis , despesas projetadas e capacidade de investimento, liquidação e pagamento dos bens e serviços planejadas. Tudo isso, em tempo real, facilitando a tomada de decisão e a posterior prestação de contas a sociedade.
Para o gestor:
A primeira aba denominado “Indicadores Gerais” foi pensada para os gestores. Nela têm-se, de maneira simples e consolidada, aspectos como: as principais despesas do órgão, o montante de contratos vigentes, e a disponibilidade orçamentária. E ainda, a possibilidade de criação de diferentes cenários, com o objetivo de antecipar possíveis desafios e ou fomentar novas oportunidades de investimentos.
A utilização da ferramenta no dia-a-dia da gestão permitirá, de maneira tempestiva, a tomada de decisão embasada na realidade orçamentária e financeira do seu órgão. O que possibilitará, no médio prazo, o estabelecimento de prioridades para a alocação de recursos, maiores investimentos e sanidade fiscal.
Para a equipe de planejamento:
O dashboard de Orçamento é mais uma ferramenta de trabalho das equipes de planejamento, orçamento e monitoramento.
Aspectos específicos do orçamento:
Detalhamento minucioso dos gastos da unidade orçamentária segmentado por área, função, sub função, ação orçamentária, natureza e elementos de despesa. Além disso, possibilita o acompanhamento das disponibilidades e alterações orçamentárias.
Gasto com pessoal:
Inclui informações sobre gastos com a folha de pagamentos dos servidores ativos e inativos, benefícios e encargos.
Gestão de contratos:
Possui informações detalhadas sobre os contratos vigentes e credores do órgão, facilitando a projeção de gastos e o cumprimento das obrigações contratuais.
Emendas parlamentares:
Acompanhamento das emendas orçamentárias.
Territorialização do gasto público:
Acompanhamento do gasto público por territórios de desenvolvimento, permitindo a distribuição eficiente dos recursos e o atendimento adequado às necessidades específicas de cada região.
Operações de crédito:
Dispõe de visão do orçamento com fontes, favorecendo o acompanhamento, gestão responsável e sustentável da dívida pública e a posterior prestação de contas de gastos relacionados com empréstimos e financiamentos.
Projeções e cenários:
Instrumento que viabiliza a elaboração de projeções financeiras, análise de trajetórias financeiras, fornecendo insights valiosos para o planejamento estratégico de curto e médio prazo e a tomada de decisão embasada em evidências para atingimento de resultados
Equipe técnica:
Adrianne Arruda
adrianne.arruda@seplan.pi.gov.br
Superintendência de Planejamento e Orçamento Estadual (SUPOE)
Superintendente
Salvador Lopes Neto
salvador.neto@seplan.pi.gov.br
Analista de Planejamento e Orçamento
Diretoria de Orçamento
Fernando Sousa
fernando.barbosa@seplan.pi.gov.br
Analista de Planejamento e Orçamento
Gerência de Acompanhamento de Resultados
Katiara Araújo Moura
katiara.moura@seplan.pi.gov.br
Gerência de Elaboração e Controle Orçamentário
Paulo Henrique Gomes da Silva
paulo.silva@seplan.pi.gov.br
Gerência de Programação Orçamentária
Waldiney Fernandes Viana
dineyviana@seplan.pi.gov.br
Gerência de Movimentação Orçamentária