Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Observatório de Dados Orçamentários e Financeiros

Sobre o projeto

O Painel Orçamentário é uma ferramenta idealizada para auxiliar a gestão financeira e orçamentária do estado do Piauí. Estará disponível aos gestores estaduais e suas respectivas equipes de planejamento, orçamento e monitoramento. Ademais,  permitirá a consulta, projeção e criação de cenários relacionados às receitas disponíveis , despesas projetadas e capacidade de investimento, liquidação e pagamento dos bens e serviços planejadas. Tudo isso, em tempo real, facilitando a tomada de decisão e a posterior  prestação de contas a sociedade.

Para o gestor:

A primeira aba denominado “Indicadores Gerais” foi pensada para os gestores.  Nela têm-se, de maneira simples e consolidada, aspectos como: as principais despesas do órgão, o montante de contratos vigentes, e a disponibilidade orçamentária. E ainda, a possibilidade de criação de diferentes cenários, com o objetivo de antecipar possíveis desafios e ou fomentar novas oportunidades de investimentos. 

A utilização da ferramenta no dia-a-dia da gestão permitirá, de maneira tempestiva, a tomada de decisão embasada na realidade orçamentária e financeira do seu órgão. O que possibilitará, no médio prazo, o estabelecimento de prioridades para a alocação de recursos, maiores investimentos e sanidade fiscal.

Para a equipe de planejamento:

O dashboard de Orçamento é mais uma ferramenta de trabalho das equipes de planejamento, orçamento e monitoramento.

Aspectos específicos do orçamento:

Detalhamento minucioso dos gastos da unidade orçamentária segmentado por área, função, sub função, ação orçamentária, natureza e elementos de despesa. Além disso, possibilita o acompanhamento das disponibilidades e alterações orçamentárias.

Gasto com pessoal:

Inclui informações sobre gastos com a folha de pagamentos dos servidores ativos e inativos, benefícios e encargos.

Gestão de contratos:

Possui informações detalhadas sobre os contratos vigentes e credores do órgão, facilitando a projeção de gastos e o cumprimento das obrigações contratuais.

Emendas parlamentares:

Acompanhamento das emendas orçamentárias.

Territorialização do gasto público:

 Acompanhamento do gasto público por territórios de desenvolvimento, permitindo a distribuição eficiente dos recursos e o atendimento adequado às necessidades específicas de cada região.

Operações de crédito:

Dispõe de visão do orçamento com fontes, favorecendo o acompanhamento, gestão responsável e sustentável da dívida pública e a posterior prestação de contas de gastos relacionados com empréstimos e financiamentos.

Projeções e cenários:

Instrumento que viabiliza a elaboração de projeções financeiras, análise de trajetórias financeiras, fornecendo insights valiosos para o planejamento estratégico de curto e médio prazo e a tomada de decisão embasada em evidências para atingimento de resultados

Equipe técnica:

Salvador Lopes Neto

salvador.neto@seplan.pi.gov.br

Analista de Planejamento e Orçamento

Diretoria de Orçamento

 

Fernando Sousa

fernando.barbosa@seplan.pi.gov.br

Analista de Planejamento e Orçamento

Gerência de Acompanhamento de Resultados

 

Katiara Araújo Moura

katiara.moura@seplan.pi.gov.br

Gerência de Elaboração e Controle Orçamentário

Paulo Henrique Gomes da Silva

paulo.silva@seplan.pi.gov.br

Gerência de Programação Orçamentária


Waldiney Fernandes Viana

dineyviana@seplan.pi.gov.br

Gerência de Movimentação Orçamentária

Relacionados

Documentos

Notícias e Fotos

Pular para o conteúdo