Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Plano Piauí 2030

Este Plano representa um esforço empreendido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN) com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em sua elaboração, há uma inovação ao tentar articular um planejamento estadual com um movimento internacional que privilegia a Agenda 2030 e as metas empreendidas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Resumo Executivo

O Resumo Executivo do Plano Piauí 2030 é um documento que resume as principais informações extraídas do processo de construção do Plano.

Nele, há informações conceituais, metodológicas, um resumo do diagnóstico feito com base nos ODS e adequado para o contexto do estado do Piauí, além de apresentar a estrutura geral dos eixos de desenvolvimento sustentável (disponíveis em maior detalhe nos arquivos abaixo). O Resumo também traz uma proposta de Governança e Implementação do Plano Piauí 2030.

Clique e acesse:

Eixo 1: Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

O eixo denominado Meio Ambiente e Mudanças Climáticas traz como objetivo principal a proteção dos recursos naturais e do clima do Estado do Piauí para a atual e as gerações futuras. Foram identificadas como principais barreiras a falta de instrumentos de gestão territorial e de controle e regulamentação de uso e ocupação do solo, tanto em escala estadual quanto em escalas regionais e municipais. Assim, este volume foi elaborado de forma a apresentar os problemas relacionados ao objetivo central, e contém as barreiras estruturais e as ações estratégicas para sua superação. O documento está estruturado em três ações estratégicas e oito programas, com projetos e ações para atingir os objetivos, além de recomendações estratégicas para implementação dos programas.

Clique e acesse:

Eixo 2: Trabalho, Emprego e Renda

O eixo denominado Trabalho, Emprego e Renda traz como objetivo principal melhorar o acesso da população piauiense a trabalho, emprego e aumento de renda. A principal barreira encontrada foi a falta de adensamento produtivo e tecnológico das cadeias de valor. Assim, este volume foi elaborado de forma a apresentar os problemas relacionados ao objetivo, e contém as barreiras estruturais e as ações estratégicas para sua superação. O documento está estruturado em quatro ações estratégicas e quatro programas, com projetos e ações para atingir os objetivos, além de recomendações estratégicas para implementação dos programas.

Clique e acesse:

Eixo 3: Infraestrutura

O Eixo voltado para Infraestrutura trata da garantia de acesso a serviços de qualidade, observando fatores de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Assim, este volume foi elaborado de forma a apresentar os problemas relacionados ao objetivo, e contém as barreiras estruturais e as ações estratégicas para sua superação. Foram elencadas como prioridades as infraestruturas viária, de geração e distribuição de energia, acesso à água e esgotamento sanitário. O documento está estruturado em três ações estratégicas e quatro programas, com projetos e ações para atingir os objetivos, além de recomendações estratégicas para implementação dos programas.

Clique e acesse:

Eixo 4: Redução das Desigualdades

O Eixo Redução das Desigualdades trata da barreira estrutural relacionada à desigualdade da população do estado, em especial à desigualdade social. O eixo tem relação direta com as áreas econômica, social, política e ambiental, a partir de uma formação circular que envolve distribuição de renda, segurança alimentar, saúde e bem-estar, educação de qualidade e igualdade de oportunidades, incluindo gênero, raça e etnia. Este volume foi elaborado de forma a apresentar os problemas relacionados ao objetivo central, e contém as barreiras estruturais e as ações estratégicas para sua superação. O documento está estruturado em três ações estratégicas e doze programas, com projetos e ações para atingir os objetivos, além de recomendações estratégicas para implementação dos programas.

Clique e acesse:

Pular para o conteúdo