Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

OPA é apresentado a prefeitos como modelo de inovação e participação popular no Pactos pelo Piauí

Compartilhar:

O Orçamento Participativo Digital do Estado do Piauí (OPA) foi um dos destaques da Oficina de Gestão e Tecnologia, realizada nesta terça-feira (25), como parte da segunda fase do Pactos pelo Piauí. O evento reuniu prefeitos e gestores municipais para apresentar programas e serviços oferecidos pelos governos estadual e federal nas áreas de saúde, educação, segurança, trânsito, gestão e tecnologia, primeira infância, meio ambiente, saneamento e defesa civil.

Durante a oficina, o secretário do Planejamento do Estado, Washington Bonfim, apresentou o OPA como uma ferramenta inovadora de democracia digital, que permite aos cidadãos participarem diretamente da escolha de obras e serviços prioritários para suas comunidades.

“O OPA viabiliza a participação social na tomada de decisões, garantindo que parte do orçamento do Estado seja investida conforme a escolha da população. Isso fortalece a relação entre governo e sociedade, permitindo que os cidadãos opinem de forma direta sobre os rumos dos investimentos públicos”, destacou o secretário.

A iniciativa disponibiliza cinco áreas temáticas para votação popular: Cultura; Esporte e lazer; Produtividade e agricultura; Mobilidade urbana e urbanização; Segurança e justiça. No modelo estadual, a votação é feita por entidades e associações que representam a população, fortalecendo a organização comunitária e garantindo que as decisões reflitam os interesses coletivos.

Os municípios com mais de 30 mil habitantes podem aderir ao OPA de forma opcional. O Governo do Estado oferecerá suporte técnico, metodologia, fluxos e estratégias, enquanto as prefeituras ficam responsáveis pela execução dos projetos escolhidos pela população, além de garantir infraestrutura, equipe técnica e acesso à internet para a realização da consulta digital.

“O grande impacto do OPA é aproximar o poder público da população e dar voz ativa aos cidadãos. Isso potencializa o diálogo com a comunidade, melhora a transparência e aumenta a satisfação dos moradores com os serviços públicos”, reforçou Washington Bonfim.

Atualmente em sua terceira edição, o OPA já permitiu à população definir prioridades para a aplicação de R$ 80 milhões em investimentos. O programa abrange os municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano, consolidando-se como o maior orçamento participativo digital da América Latina.

Compartilhar: