Em visita a Lisboa, em Portugal, os diretores da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan-PI) se reuniram com professores do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa) para fortalecer ainda mais a criação do Centro de Inteligência em Planejamento Territorial do Piauí. Com isso, o Governo do Estado reitera o compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o bem-estar dos cidadãos e a eficiência na prestação de serviços.
Diarlison Costa, diretor de Estudos Econômicos e Estatísticas, e Bruna Iwata, diretora de Planejamento Estratégico e Participativo, puderam entender mais sobre o funcionamento da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM)- referência nacional de excelência na gestão pública, que aposta nas parcerias e na Gestão das Redes Institucionais, otimizando os recursos e estruturas existentes.

O Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET) substituirá progressivamente a Superintendência de Estudos Econômicos, Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), com adaptação dos processos internos e capacitação dos servidores para as novas metodologias de trabalho.
A iniciativa conta com cooperação técnica do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa). A parceria inclui intercâmbio de conhecimentos, capacitação profissional e adoção de metodologias internacionais de planejamento, com foco no desenvolvimento territorial sustentável.
Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local
Além disso, a equipe da Seplan esteve em Sevilha, na Espanha, participando do 6º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado em Sevilha, na Espanha, onde puderam trocar experiências e fortalecer contatos. A equipe se reuniu com superintendentes da SUDAM da SUDECO, com a representante do PNUD no Brasil, com a representante do PNUD da América Latina, com o Diretor Geral do Sebrae, com o presidente da FAMSI e o presidente do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local.
Outros importantes encontros marcaram a viagem, como alinhamento de atividades do ProDoc com o Piauí e em divulgação do evento Eco Energy Brazil; e articulação com Ioanna Grotiuz para o Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial do Piauí, frente ao programa de desenvolvimento local da América Latina.