As 1.311 propostas de obras e serviços cadastradas por 564 entidades e associações comunitárias dos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano no Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026, já estão passando pela fase de análise de viabilidade técnica. Desse total, 137 propostas ligadas à área de Segurança e Justiça estão sendo avaliadas por equipes técnicas da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-PI).
Nesta segunda-feira (5), os técnicos da SSP participaram de um treinamento na Secretaria de Planejamento (Seplan) para receber orientações sobre o preenchimento correto das informações na plataforma do OPA. Entre as propostas em análise, estão os reconhecidos projetos sociais Guardião Ambiental, Guardião de Trânsito, Banda Mirim, Bombeiro Mirim, Pelotão Mirim e Guardião Mirim, todos voltados à promoção da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes.
Nesta etapa, os técnicos avaliam se as propostas são realmente viáveis, observando critérios como: Capacidade do local para receber os alunos; Existência de espaço coberto e adequado para atividades; Condições de acesso à água e hidratação; Facilidade de deslocamento até o local; Presença de pessoas aptas a participar da formação de educadores comunitários.
“Essa fase é essencial para garantir que as propostas escolhidas pelas comunidades possam ir para votação e, se eleitas, sejam realmente executadas. Fazemos visitas aos locais e analisamos os dados com transparência e responsabilidade”, explica o sargento Alexandre Lopes, coordenador geral do Programa Guardião Mirim.

Um exemplo de sucesso dessa área é o próprio Guardião Mirim, eleito no ciclo 2024-2025 do OPA. O projeto já está presente em seis bairros de Teresina, com atuação em todas as zonas da cidade, promovendo a formação cidadã de crianças e adolescentes em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública.
Na edição anterior, o projeto atendeu 150 crianças nos bairros Teresina Sul, Santa Maria da Codipi e Portal da Alegria. Neste ano, foi ampliado para mais regiões: Mafrense, São Joaquim, Vale Quem Tem, Angelim e Esplanada.
“Essas iniciativas são muito procuradas pelas comunidades. Por isso, analisamos cada proposta com cuidado, para garantir que tudo esteja pronto para a votação e, mais adiante, para a sua execução com sucesso”, finaliza o sargento Alexandre.