O Governo do Piauí segue avançando na construção de uma gestão pública mais transparente e participativa com o Observatório do OPA — uma ferramenta digital voltada para o monitoramento em tempo real das propostas do Orçamento Participativo Digital (OPA). A plataforma está disponível no site da Secretaria de Planejamento (www.seplan.pi.gov.br) e representa um marco importante para as entidades da sociedade civil que participam do programa.
A iniciativa tem como foco principal ampliar o acesso à informação e facilitar o acompanhamento das obras e serviços selecionados pelo OPA nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
Com o Observatório, cada entidade participante pode consultar o status atualizado de suas propostas aprovadas, conferir o andamento de obras, os processos licitatórios e outras etapas da execução. “Temos 13 secretarias envolvidas na execução das obras e serviços do OPA, o que, muitas vezes, dificulta para as entidades saberem onde buscar informações. O Observatório vem para facilitar esse acompanhamento e reforçar nosso compromisso com uma gestão mais transparente e colaborativa”, destacou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.
A plataforma também consolida dados de todas as edições do OPA, promovendo mais clareza sobre os investimentos realizados e estimulando o controle social. Para as organizações da sociedade civil, trata-se de uma ferramenta estratégica que fortalece sua atuação e garante maior protagonismo no acompanhamento das políticas públicas construídas com participação popular.
