Professores de Lisboa, que estão em Teresina para ministrar curso de pós para servidores do Piauí, visitam instituições de ensino para parceria e intercâmbio de conhecimentos
Com o objetivo de estreitar relações institucionais e fomentar colaborações acadêmicas para ampliar e fortalecer a rede de pesquisa em desenvolvimento econômico no estado, a equipe da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET) estão cumprindo agenda de visitas em instituições de ensino superior públicas com os professores da Universidade de Lisboa (ULisboa). O fomento à pesquisa territorial é o foco do Núcleo de Inteligência Territorial e visa valorizar a pesquisa local e aplicada para o desenvolvimento do estado.

Os professores Ricardo Ramos, Joaquim Caeiro e Paulo Simões da ULisboa estão em Teresina para ministrar aulas da 3ª turma de um curso de pós para promoção do desenvolvimento econômico do Piauí. Eles visitaram a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) na última quarta-feira, 02 de julho, e no início da semana, a comitiva também esteve no Instituto Federal do Piauí (IFPI) e na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).
De acordo com o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, a proposta é consolidar uma rede de pesquisa voltada à análise dos principais desafios econômicos enfrentados pelo estado nos 12 territórios. A visitas às Universidades tem o objetivo de promover a articulação para criar conexões entre pesquisadores, instituições e atores locais.

“Neste momento, nosso foco está em três regiões estratégicas: o litoral piauiense — especialmente Parnaíba e Luís Correia, no Território da Planície Litorânea; o Território dos Cocais, com seu potencial em mineração de ferro; e o Território do Alto Parnaíba, em especial a região de Uruçuí, onde será implantado um polo industrial com uma empresa âncora do setor de frigoríficos de frango”, detalhou o secretário.
A iniciativa reforça o compromisso do poder público estadual em estabelecer parcerias com instituições de ensino superior do Piauí para a formulação de estratégias de médio e longo prazo que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. As ações também fortalecem o trabalho do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), anteriormente conhecido como Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (CEPRO), órgão vinculado à Seplan.

O professor Ricardo Ramos, da ULisboa, destacou a importância da parceria com a Seplan para a construção de políticas públicas mais eficazes, baseadas em dados confiáveis. “A Universidade de Lisboa está inteiramente à disposição, como parte dessa parceria que envolve as instituições de ensino superior do Piauí”, afirmou o docente.