Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan promove monitoramento de ações estratégicas com capacitações do sistema SIMO voltada à qualificação da gestão pública

Compartilhar:

A Secretaria do Planejamento (Seplan), através da Superintendência de Monitoramento Estratégico (SUME), iniciou hoje (21) uma série de aprimoramentos com o objetivo de capacitar servidores de diversos órgãos no sistema de Monitoramento de Ações Estratégicos (SIMO). O intuito é otimizar o acompanhamento de obras e projetos do governo estadual,  proporcionando maior qualidade e transparência na gestão pública. A capacitação tem como objetivo orientar o uso eficiente das plataformas utilizadas para o acompanhamento de ações estratégicas do Governo do Estado.

Segundo Márcio Sampaio, diretor da DIMA, o SIMO é a principal ferramenta de monitoramento de investimentos do governo estadual. “Todos os órgãos do Governo do Estado possuem pessoas que são diretamente vinculadas à plataforma, têm acesso ao sistema e fazem essa inserção dessas informações. Ciente da rotatividade de servidores nos órgãos, a Diretoria de Monitoramento de Ações (DIMA), tem a responsabilidade de promover treinamentos e capacitações contínuas. Nos dias 21 e 22 de julho, a capacitação está sendo direcionada aos servidores que terão os primeiros acessos à plataforma. Além disso, no final do mês, uma nova rodada de atualizações será oferecida aos usuários já familiarizados com o sistema”, destacou o diretor.

Atualmente, o SIMO é regido por decretos de 2013 e 2015, que estabelecem a obrigatoriedade do uso da plataforma por todos os órgãos estaduais para o registro de ações de investimento. Com a alta rotatividade de equipes, a SEPLAN realiza capacitações periódicas para novos usuários e também atualizações para servidores que já operam o sistema.

Durante a capacitação, os participantes terão acesso a orientações práticas sobre uso da plataforma, com explicações sobre os decretos, a importância da atualização contínua dos dados e a integração entre o SIMO e o sistema financeiro do Estado (SIAFE), que atualmente já realiza o envio automático de informações como prazos contratuais e dados financeiros.

Além do SIMO, os servidores receberão treinamento sobre o IDEG, índice criado para avaliar o desempenho dos órgãos estaduais com base em critérios como propostas apresentadas, execução das ações e prestação de contas. “O IDEG é um índice interno dos órgãos estaduais, acompanhado também pelo governador. Ele mostra como os órgãos estão se desempenhando na execução e na prestação de contas das ações do governo”, explicou Márcio Sampaio.

A aplicação prática dos indicadores do IDEG no cotidiano das secretarias também será abordada durante o treinamento, incentivando a otimização de recursos públicos com maior eficiência e qualidade.

Compartilhar: