A Plenária com Rafael Fonteles é um momento de escuta e debate de ações prioritárias do Governo do Estado.
O governador Rafael Fonteles participou, neste sábado (2), da Plenária Territorial na sexta edição do Diálogos pelo Piauí, realizada no Instituto Federal do Piauí (IFPI), em São Raimundo Nonato. Durante a Plenária, o governador recebeu as propostas da população sobre obras e ações discutidas nas oficinas do Plano Plurianual (PPA), realizadas na sexta-feira (1º).
As propostas são organizadas em sete eixos: saúde e bem-estar; educação inclusiva e de qualidade; justiça e segurança; redução das desigualdades; infraestrutura, inclusão produtiva e transição energética; desenvolvimento socioeconômico; e mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos. Em cada um dos eixos foram incluídos cinco pedidos devidamente avaliados pelo governador.

No eixo saúde e bem-estar, as propostas variam desde o cofinanciamento estadual para saúde, esporte e cultura, passando por ampliação de atendimentos especializados para saúde mental e autismo, até a descentralização de consultas e exames especializados.
No eixo da educação, os pedidos incluem a descentralização da oferta de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), além da ampliação da oferta de bibliotecas, entre outros.
No eixo justiça e segurança, a população solicitou a criação de equipamentos públicos de segurança e a ampliação do efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

No eixo redução das desigualdades, foram solicitadas mais ações de políticas públicas para as mulheres, implantação de instituições de longa permanência para idosos e políticas públicas de educação sexual para adolescentes.
No eixo de infraestrutura, os cidadãos reivindicaram a implantação de uma rede hídrica integrada — articulando poços, aguadas, barragens e outros sistemas — e a melhoria de estradas que interligam as cidades, facilitando a mobilidade, o escoamento da produção e o acesso ao turismo.
No eixo de desenvolvimento socioeconômico, as propostas incluem a potencialização do turismo, o fortalecimento da apicultura familiar e a ampliação do programa de cisternas.
Por fim, no eixo de mudanças climáticas, destacam-se a construção de novas cisternas, o fortalecimento da educação ambiental nas escolas públicas e a garantia da manutenção das barragens e açudes.

Rafael Fonteles destacou que o objetivo do Diálogos pelo Piauí é ouvir as demandas da população. “O objetivo é escutar o povo, falar menos, escutar mais, para que possamos melhorar nosso planejamento com base nas prioridades que o povo quer”, afirmou.
O governador informou que várias ações já estão sendo realizadas pelo Governo do Piauí no Território Serra da Capivara, como a melhoria das rodovias e a reforma de escolas e hospitais. A próxima solução, segundo ele, será em relação ao abastecimento de água, uma demanda antiga da região.
“O abastecimento de água é o principal ponto reivindicado pelas lideranças comunitárias, sociais e políticas. Agora, com essa nova fase da concessão de água e esgoto, por meio da Águas do Piauí, temos certeza de que teremos muito mais velocidade na resolução desse problema”, comentou.
O Diálogos pelo Piauí é coordenado pelas Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e do Governo (Segov). O evento promove a escuta da população, o planejamento participativo e o acesso direto a serviços públicos essenciais.

O projeto já passou pelas cidades de Picos, Piripiri, Campo Maior, Floriano e Paulistana e segue até setembro, percorrendo os 12 territórios de desenvolvimento do estado. Os próximos eventos estão programados para Uruçuí, Bom Jesus, Parnaíba, Oeiras, Valença e Teresina.
Agenda nas áreas de educação e saúde
Antes de participar da plenária, o governador visitou, neste sábado (2), em São Raimundo Nonato, as obras de reforma do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz e inaugurou a ampliação e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Gercílio de Castro Macêdo.