Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Diálogos Pelo Piauí em São Raimundo Nonato reúne número recorde de participantes nas Oficinas de Revisão do PPA

Compartilhar:

Nas oficinas, a população contribui para a atualização do Plano Plurianual. As propostas serão levadas para a plenária com o governador Rafael Fonteles, neste sábado (2).

Um número recorde de participantes está reunido, nesta sexta-feira (1º), nas Oficinas Técnicas de Revisão do Plano Plurianual 2024–2027, realizadas no Instituto Federal do Piauí (IFPI). A atividade integra a programação da sexta edição do Diálogos Pelo Piauí, que está acontecendo na cidade de São Raimundo Nonato. Ao todo, 757 pessoas estão inscritas nas oficinas, entre representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, para discutir prioridades e propostas voltadas ao desenvolvimento da região. As propostas prioritárias serão escolhidas para serem levadas à plenária com o governador Rafael Fonteles neste sábado (2).

“A população está contribuindo para o desenvolvimento do seu território. Os participantes estão nas oficinas analisando o que o Governo do Estado já realizou, o que já está no planejamento e encaminhado e tendo a oportunidade de dizer o que falta nesse território, pensando no desenvolvimento com distribuição de renda sem deixar ninguém para trás. Esse é o momento da contribuição, onde, em cada eixo, vão ser eleitas as propostas”, destacou Núbia Lopes, secretária de Estado das Relações Sociais (Seres).

Foto: Fracisco Gilásio
Foto: Fracisco Gilásio

Ao todo, estão inscritas 180 pessoas no eixo Educação Inclusiva e de Qualidade; 144 no eixo Saúde e Bem-Estar; 109 no eixo Redução das Desigualdades; 125 no eixo Desenvolvimento Socioeconômico; 102 no eixo Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; 49 no eixo Infraestrutura, Inclusão Produtiva e Transição Energética; 48 no de Justiça e Segurança.

“Sabemos da importância do turismo para essa região, que gera economicamente, socialmente e ambientalmente. Estamos aqui para discutir as propostas para o turismo local”, disse Romilla Macedo, participante da Oficina do Eixo Desenvolvimento Socioeconômico.

Romilla Macedo, participante da Oficina do Eixo Desenvolvimento Socioeconômico. Foto: Fracisco Gilásio
Romilla Macedo, participante da Oficina do Eixo Desenvolvimento Socioeconômico. Foto: Fracisco Gilásio

Os facilitadores têm um papel fundamental nesse processo. Eles organizam as discussões e orientam na formatação das propostas. “Nesse eixo, a gente debate sobre agricultura familiar, turismo e inovação. Temos acompanhado, em outros territórios, um debate muito forte sobre o fortalecimento e apoio técnico aos agricultores familiares, incentivos ao turismo e inovação. Para esse Diálogos, temos a expectativa de participação de mais de 100 pessoas nesse eixo e estamos aqui para ouvir a população e as demandas do Território Serra da Capivara”, afirma Lara Danuta, facilitadora do Eixo de Desenvolvimento Socioeconômico.

Foto: Fracisco Gilásio
Foto: Fracisco Gilásio

“Estamos iniciando as discussões para elaboração das propostas que serão levadas para a plenária com o governador Rafael Fonteles, que acontecerá neste sábado (2). No Eixo Redução das Desigualdades, são discutidas propostas nas áreas de segurança alimentar e direitos humanos, por exemplo. Nas outras edições do evento, foram feitas propostas para atender às comunidades quilombolas, assistência social e direitos humanos. Nessa edição, o diferencial é que superamos o número de inscritos. Tivemos 110 inscritos somente nesse eixo”, explicou Thiago Ferreira, técnico da Seplan, mediador do Eixo da Redução de Desigualdades.

Foto: Fracisco Gilásio
Foto: Fracisco Gilásio

Representantes das instituições públicas revelam a importância da iniciativa. “Esse é um evento muito importante de discussão de propostas para a Segurança Pública. Estamos aqui para ouvir a população e participar desse debate, recebendo as sugestões que a população tem a nos repassar”, destacou o capitão João Henrique, comandante do Batalhão da Polícia Militar em São João do Piauí, participando do Eixo Justiça.

Um dos eixos mais procurados é o da Educação. “Estamos aqui para debater as propostas para a educação que serão levadas para a plenária com o governador Rafael Fonteles e, assim, podermos saber o que é possível fazer para melhorar a educação em nosso território”, afirmou Nicole Ribeiro, secretária de comunicação do Grêmio Estudantil do Ceti José Leandro Deusdará.

Compartilhar: