Nesta terça-feira (19), o auditório do Blue Tree Towers, em Teresina, será palco da 6ª Conferência Estadual das Cidades (Concidades), etapa fundamental no processo de construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Promovido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), o evento segue até o dia 20 de agosto reunindo representantes do poder público estadual e municipal, delegados eleitos nas conferências municipais e membros da sociedade civil organizada.
Convocada pelo Ministério das Cidades após mais de uma década sem edições e com o tema central “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a Conferência Estadual das Cidades marca a continuidade das discussões sobre desenvolvimento urbano no Piauí, com foco na elaboração de políticas voltadas à sustentabilidade, mobilidade, habitação e participação social.

Durante os dois dias de programação, serão discutidas propostas distribuídas em três grandes eixos temáticos, contemplando assuntos como articulação entre setores urbanos; habitação, regularização fundiária e acesso à terra; saneamento básico, resíduos sólidos e drenagem; mobilidade urbana e direito ao transporte; governança metropolitana; mecanismos de financiamento e participação social na gestão das cidades. Também serão abordados temas transversais como sustentabilidade ambiental, emergência climática, segurança pública e transformação digital.
A Conferência contará com painéis temáticos, grupos de trabalho, plenárias e a eleição dos 45 delegados e delegadas que representarão o Piauí na etapa nacional, além da aprovação de 12 propostas prioritárias que integrarão a contribuição do Estado à nova PNDU. Ao final, será elaborado um relatório consolidado a ser encaminhado à Comissão Organizadora Nacional, no âmbito da plataforma ReDUS (concid24.redus.org.br).