A Secretaria do Planejamento (Seplan) participou, entre os dias 18 e 22 de agosto, em João Pessoa, no estado da Paraíba, de um treinamento promovido pelo Banco Mundial com foco no aperfeiçoamento das práticas de gestão e aquisições públicas. O evento teve como tema o Regulamento de Aquisições para Mutuários de Operações de Financiamento de Projetos de Investimento e reuniu representantes de diversos estados brasileiros.
O treinamento teve como objetivo aprimorar a forma como os governos realizam aquisições e gerenciam recursos em projetos públicos. A iniciativa faz parte do Pró-Gestão, programa do Banco Mundial que apoia os estados na busca por maior eficiência e transparência na administração pública.

Para Enya Fonseca, assessora técnica da Superintendência de Monitoramento Estratégico (SUME), o curso reforça a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no Piauí. “Participar deste curso foi essencial para reforçar o compromisso da Seplan, com a boa gestão dos recursos públicos. Estamos avançando na construção de projetos sustentáveis, com foco em resultados concretos para a população”, destacou.
Gabriel de Almeida, diretor de Gestão e Projetos Especiais da SUME, também ressaltou a relevância prática da capacitação. “O aprendizado impacta diretamente o entendimento das operações financeiras e contribui para a elaboração de termos de referência mais qualificados, garantindo maior segurança nas contratações e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Também participaram do treinamento Francisco Canindé e Quésia Feitosa, integrantes da Comissão Especial de Licitação do Programa Pilares de Desenvolvimento Humano (PDH), iniciativa coordenada pela Seplan e financiada pelo Banco Mundial.
A participação da Seplan na capacitação reafirma o compromisso do Governo do Estado do Piauí com a modernização da gestão pública, promovendo o uso eficiente e sustentável dos recursos e fortalecendo a capacidade técnica das equipes envolvidas em projetos estratégicos.