Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan participa de curso nacional que fortalece lideranças femininas no financiamento de políticas públicas

Compartilhar:

A Secretaria do Planejamento (Seplan) está participando da segunda edição do curso “Mulheres na Gestão: Financiamento Externo para Políticas Públicas”, realizado em Brasília, entre os dias 26 e 28 de agosto. Voltado para gestoras públicas de todo o país, o evento reúne representantes de 14 estados e 38 municípios brasileiros com o objetivo de fortalecer a liderança feminina na administração pública, com foco na captação de recursos e no financiamento externo de políticas públicas.

Promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o curso tem como proposta ampliar o protagonismo feminino na formulação de projetos que envolvam recursos de financiamento externo, contribuindo para políticas públicas mais inclusivas, sustentáveis e eficazes.

Durante a abertura do evento, os discursos reforçaram a importância do fortalecimento das lideranças femininas como estratégia para aprimorar a gestão pública. A secretária de Assuntos Internacionais do MPO, Viviane Vecchi, destacou o papel transformador das mulheres na administração pública e a necessidade de ampliar a participação feminina na elaboração de projetos financiados por organismos internacionais.

“Quando vocês voltarem ao estado de vocês vão poder olhar para os problemas e olhar para a ferramenta de política pública de financiamento externo e entender como vocês vão poder operacionalizar e captar recurso externo, desenhar um projeto, ter assistência técnica dos bancos multilaterais de desenvolvimento, que estão aqui para ajudar todos os municípios para a gente ter um desenvolvimento mais inclusivo e melhor”, destacou a secretária de Assuntos Internacionais do MPO, Viviane Vecchi, responsável por coordenar a relação do Brasil com organismos internacionais.

Representando o Piauí, Gabriela Celso ressaltou a importância da capacitação como forma de empoderar gestoras públicas e ampliar a presença de mulheres nos espaços estratégicos de decisão. “Na Seplan, estamos sempre buscando formas de inovar na gestão e ampliar o impacto das nossas políticas públicas. Estar aqui em Brasília participando deste curso é uma oportunidade de adquirir conhecimentos sobre financiamento externo e boas práticas aplicadas em outros estados. Levamos para o Piauí uma bagagem importante, que pode fortalecer nossos projetos e inserir de forma mais consistente componentes como gênero, inclusão social e diversidade”, afirmou Gabriela.

Além de painéis com especialistas e representantes de organismos internacionais, a programação do curso inclui oficinas práticas, estudos de caso e o compartilhamento de experiências bem-sucedidas em políticas públicas lideradas por mulheres em diferentes regiões do país.

Compartilhar: