Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Governo do Piauí lança serviço digital para emissão da Carteira do Artesão

Compartilhar:

Na quinta-feira (18), a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) participou da reunião final de alinhamento para o lançamento do serviço digital da Carteira do Artesão dentro da plataforma Gov.Pi Cidadão. A ferramenta promete agilizar o acesso ao documento essencial para os profissionais do artesanato piauiense até o final do mês. O documento reconhece oficialmente a atividade artesanal em todo território nacional e permite que o artesão participe de feiras promovidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). 

O serviço nasceu de uma parceria entre a SEPLAN, a Secretaria da Cultura (SECULT) – por meio da SUDARPI, e a ETIPI (Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí). O objetivo é ampliar o alcance da emissão das carteiras, principalmente para artesãos que vivem em municípios distantes da capital, garantindo mais praticidade e agilidade.

Para Andrea Nunes, técnica de Monitoramento da SEPLAN, a iniciativa representa um avanço no atendimento ao público: “Identificamos que a SUDARPI precisava de apoio para alcançar os artesãos, especialmente os que moram longe da capital, já que todo o processo era manual. Propusemos então digitalizar o serviço pelo site do governo”, explicou.

Agora, completa Andrea, o artesão poderá enviar documentos, solicitar a carteira e acompanhar todo o processo remotamente. “Além de facilitar o acesso a programas sociais, a carteirinha é pré-requisito para participação em feiras nacionais e internacionais, ajudando a difundir o artesanato piauiense”,

Já o superintendente da SUDARPI, Ícaro Machado, destaca o impacto positivo para os profissionais: “Com o meio digital, conseguimos chegar a todo o Estado em segundos, alcançando mais artesãos e possibilitando que eles participem de políticas públicas e tenham seu registro profissional reconhecido.”

Segundo Nayara Duarte, servidora da ETIPI, caso haja pendências, o próprio artesão consegue fazer a correção online. “E, depois da emissão, terá acesso imediato à carteira digital, sem necessidade de ir ao órgão emissor. O lançamento dará mais rapidez e praticidade a um processo que já existe.”

O lançamento do serviço acontece até o final de setembro e deve beneficiar diversos artesãos em todo o Piauí, fortalecendo ainda mais o setor e ampliando a formalização dos profissionais.

Compartilhar: