Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Diálogos pelo Piauí atinge marca de 4.200 inscritos nas oficinas de atualização do PPA

Compartilhar:

A cidade de Oeiras recebeu a oitava edição do evento nesta sexta-feira (3), com a participação de 444 pessoas nas oficinas nos sete eixos de discussão.

O Diálogos pelo Piauí chegou à sua oitava edição nesta sexta-feira (3) na cidade de Oeiras, contabilizando 4.202 pessoas inscritas para as oficinas de atualização do Plano Plurianual em todos os territórios percorridos até agora. Ao todo, foram cadastradas 660 propostas e eleitos 56 representantes dos territórios de desenvolvimento. As propostas são eleitas nas plenárias, sempre ao final de cada edição, sob o comando do governador Rafael Fonteles.

Somente nesta edição, 444 pessoas participaram das oficinas nas áreas de Educação Inclusiva e de Qualidade; Saúde e Bem-Estar; Desenvolvimento Socioeconômico; Infraestrutura, Inclusão Produtiva e Transição Energética; Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Redução das Desigualdades; e Justiça e Segurança. “Chegou a vez do Vale do Canindé, sediado em Oeiras. É um momento de escuta sobre o que são as prioridades do nosso povo para aperfeiçoar o nosso planejamento. Isso vai virar orçamento e ações concretas nas sete áreas do nosso Plano Plurianual”, disse o governador.

(Foto: Gabriel Torres)
(Foto: Gabriel Torres)

O processo de participação da população e lideranças comunitárias tem sido essencial para a construção de um orçamento democrático. “Para um governo como o nosso, que acredita em participação popular, essa é uma atividade muito importante. Quem realmente acredita na democracia e na força do povo para definir os destinos do seu próprio município entende o que significa o Diálogos pelo Piauí. Por isso, eu me engajo muito nesse processo. A gente quer dar voz e vez aos movimentos organizados, à sociedade civil e aos agentes políticos para termos uma priorização ainda melhor”, destacou Rafael Fonteles.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, ressaltou a importância da participação direta dos órgãos da gestão estadual nos processos participativos, oficinas e plenárias do Diálogos pelo Piauí. “A Semarh sempre participa do evento e é de extrema importância para que a gente possa ouvir a população e, assim, priorizar aquilo que a população sente no seu dia a dia”, afirmou.

(Foto: Gabriel Torres)
(Foto: Gabriel Torres)

Durante a plenária de eleição das propostas prioritárias, o governador Rafael Fonteles destacou que Oeiras deverá receber uma unidade da Delegacia da Mulher e também que pretende construir a rodovia que liga as cidades de Colônia e São Francisco do Piauí. Além disso, o governador projeta fazer a revitalização do Anel Viário de Oeiras e aumentar a arborização da cidade, que vem registrando altas temperaturas neste período de calor intenso no segundo semestre a cada ano.

(Foto: Gabriel Torres)
(Foto: Gabriel Torres)
Compartilhar: