Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesapi), realizou nesta segunda-feira (20) o primeiro dia da ação especial voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa, que segue até esta terça (21), integra o Programa Retribuir e está sendo realizada no estacionamento do DER/PI, com a oferta gratuita de exames de mamografia para servidoras com idade entre 40 e 69 anos.
A atividade reforça a importância do diagnóstico precoce como principal estratégia para reduzir a mortalidade por câncer de mama. A ação visa ainda facilitar o acesso das servidoras ao exame, levando o serviço até o local de trabalho e estimulando a cultura do autocuidado.


De acordo com dados do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais incidente entre as mulheres no Brasil, com estimativa de 73.610 novos casos por ano entre 2023 e 2025. No Piauí, o esforço de ampliação do acesso ao exame já vem mostrando resultados: somente em 2024, a Sesapi realizou 41.141 mamografias em 187 municípios, demonstrando o avanço da rede estadual de prevenção e diagnóstico precoce.
Durante a ação, as servidoras realizaram o exame de forma gratuita e segura, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas de saúde voltadas ao público feminino. O diretor de Gestão Estratégica para Pessoas da Seplan, Karol Jefessom, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Para nós da gestão de pessoas, essa ação representa um marco na valorização da servidora. Ao levar o exame de mamografia até a Secretaria do Planejamento, facilitamos o acesso, fortalecemos a cultura da prevenção e mostramos que cuidar da saúde é uma prioridade do governo. Nosso objetivo é reduzir o tempo entre suspeita e tratamento, salvando vidas”, destacou.
A assessora de comunicação da Seplan, Biá Boakari, também destacou a importância da ação para as servidoras. “A mamografia é essencial para as mulheres acima dos 40 anos, e poder contar com esse exame no local de trabalho facilita demais para nós, servidoras. Essa e outras ações voltadas para saúde e bem-estar estão sendo realizadas de forma organizada e alinhadas às orientações da Secretaria de Saúde do Estado”, afirmou.
Com ações contínuas ao longo do ano, o Programa Retribuir reafirma o compromisso da Secretaria do Planejamento com o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores públicos, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e humano.

Publicado por: Gabriel Mesquita