Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Comitiva piauiense leva demandas até a 6ª Conferência Nacional das Cidades em fevereiro

Compartilhar:

De 24 a 27 de fevereiro de 2026, representantes do poder público, da sociedade civil e de movimentos sociais de todo o país se reúnem em Brasília para discutir o futuro das cidades na 6ª Conferência Nacional das Cidades. O Piauí participa através de uma comitiva selecionada após a etapa municipal, organizada pelo Governo do Piauí, através da Secretária do Planejamento -Seplan.


“Durante a etapa municipal ouvimos milhares de propostas da população em eixos importantes, e as mais votadas foram reunidas para que, próximo ano, sejam levadas a Brasília e apresentadas para representantes de todo país”, explicou a superintendente da Seplan, Monique Menezes.


Além de Monique, integram a comitiva do Estado representantes da Secretaria de Administração do Piauí – SEAD, Secretaria de Estado das Cidades – SECID, Secretaria de Estado das Relações Sociais – SERES e Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID.


A participação ativa nas etapas municipais e na estadual reafirmou o compromisso do Governo do Piauí com a gestão democrática e a construção de cidades mais justas, inclusivas, sustentáveis e alinhadas às reais necessidades da população.


Em reunião realizada em Brasília, a maioria do Conselho das Cidades aprovou o novo calendário do evento, que ocorrerá em fevereiro de 2026. Antes marcada para outubro de 2025, a fase nacional conclui a retomada da conferência após mais de uma década.


A etapa nacional encerra um processo que envolveu mais de 1,8 mil conferências municipais e 25 estaduais, e vai consolidar propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, com foco em habitação, mobilidade, saneamento e desenvolvimento urbano, sempre com um olhar especial voltado às periferias e à inclusão social.


No Piauí, a Conferência Estadual das Cidades aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto de 2025, no auditório do Blue Tree, reunindo representantes do poder público estadual e municipal, delegados eleitos nas conferências municipais e membros da sociedade civil organizada.

Compartilhar: