Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan participa de seminário sobre investimentos sustentáveis e transição energética no Nordeste

Compartilhar:

A Secretaria do Planejamento (Seplan) marcou presença no seminário “Como escalar e acelerar os investimentos sustentáveis no Nordeste: As oportunidades do Powershoring”, realizado na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza. A Seplan foi representada pelo superintendente de Mineração e Energias Renováveis, Bruno Casanova, e pela superintendente de Gestão, Monique Menezes.

Promovido pelo Consórcio Nordeste, em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), o Governo Federal e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), o seminário reuniu autoridades, especialistas e representantes de diversos estados para debater estratégias voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável e de baixo carbono na região.

Durante o evento, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Consórcio Nordeste e o iCS, formalizando uma parceria voltada à atração de investimentos verdes e à promoção da transição energética.

Na solenidade, o governador Rafael Fonteles, que também preside o Consórcio Nordeste, ressaltou que o momento é estratégico para impulsionar uma nova etapa de desenvolvimento econômico sustentável no país, com o Nordeste assumindo papel de protagonismo.

“Este é um passo importante para consolidar o Nordeste como referência em energia limpa e desenvolvimento sustentável. Temos um enorme potencial nas fontes eólica, solar, hidrelétrica e de biomassa, e essa cooperação será fundamental para acelerar os investimentos verdes e fortalecer a neoindustrialização da região”, destacou o governador.

A superintendente Monique Menezes enfatizou a importância das discussões sobre energia renovável, especialmente no contexto de transição energética e sustentabilidade. “É muito importante que a região discuta as energias renováveis, especialmente por estarmos há um mês da COP. A energia é um insumo básico para o desenvolvimento econômico, e debater esse tema é essencial para garantir um futuro sustentável para o Nordeste”, pontuou.

Durante o evento, também foi anunciada a criação do Fórum Interinstitucional de Powershoring, que tem como objetivo discutir com a sociedade e as instituições os investimentos de powershoring. A Seplan participou do Fórum por meio de duas câmaras técnicas: Desenvolvimento Econômico, representada por Monique Menezes, e Minas e Energia, representada por Bruno Casanova.

O superintendente Bruno Casanova destacou a relevância da iniciativa e o potencial do Nordeste na geração de energia limpa. “Estamos debatendo como reindustrializar o Nordeste de forma inteligente, utilizando nossa vasta capacidade de geração de energia limpa para atrair novas fábricas. Essa neoindustrialização traz a indústria para perto da fonte de energia, impulsionando o desenvolvimento e gerando mais emprego e renda para a população”, afirmou.

Na agenda em Fortaleza, os superintendentes também acompanharam o governador Rafael Fonteles em reuniões institucionais com a chefe da Representação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Annette Bettina Killmer, além de encontro com representantes da Envision Energy, que também contou com a presença do secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana.

Compartilhar: