Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan é destaque no Prêmio Replica Piauí com dois projetos premiados

Compartilhar:

A Secretaria do Planejamento (Seplan) foi um dos grandes destaques do Prêmio Replica Piauí – Excelência em Boas Práticas na Gestão Pública 2025, promovido pela Secretaria da Administração (SEAD) e pela Escola de Governo do Piauí (EGEPI). A premiação reconheceu iniciativas que contribuem para a modernização, a eficiência e a inovação na gestão pública estadual.

Nesta edição, cinco projetos da Seplan estiveram entre os finalistas, e os premiados foram o Diálogos pelo Piauí, que conquistou o 2º lugar e o Dados PI em 3º lugar.

O Diálogos pelo Piauí é uma iniciativa de escuta ativa que percorreu os 12 territórios de desenvolvimento do estado, promovendo a construção coletiva de políticas públicas e fortalecendo a governança territorial.

O coordenador do Diálogos pelo Piauí, Kerle Dantas, destacou que o prêmio reflete o resultado de um trabalho coletivo. “Esse projeto foi construído com uma metodologia flexível, inclusiva e inovadora, apoiada por uma plataforma tecnológica com uso de inteligência artificial, que automatiza processos e consolida informações de reuniões e oficinas. É fruto do empenho conjunto das equipes da Seplan e de diversos órgãos que contribuem para essa escuta ativa e cooperativa”, contou.

A ferramenta representa um avanço na forma como o Estado organiza e compartilha suas informações, permitindo que gestores, pesquisadores e a sociedade tenham acesso a dados confiáveis para apoiar políticas públicas e o desenvolvimento do Piauí.

O coordenador de Cultura da Inovação da Seplan, Murilo Dias, ressaltou que o reconhecimento reforça o compromisso da gestão com a transparência e a inovação. “O Dados-PI nasceu para tornar as informações públicas mais acessíveis e úteis à tomada de decisão. Esse prêmio mostra que o Piauí está no caminho certo, utilizando dados e tecnologia para aprimorar a gestão pública”, comemorou.

O diretor de Tecnologia da Seplan, Raphael Tataia, destacou o impacto estratégico do Dados-PI para a gestão pública estadual. “O Dados-PI representa uma mudança de paradigma na forma como o Estado lida com seus dados. É uma plataforma moderna, integrada e aberta, que transforma informações complexas em conhecimento acessível e reforça o potencial do Piauí como referência nacional em inovação pública”, concluiu. 

Além dos premiados, também foram finalistas os projetos Observatório de Energia e Mineração do Estado do Piauí, Plataforma de Programação e Gestão Orçamentária – COTAS PI e Sistema de Avaliação e Planejamento Orçamentário (SAPO).

Os cinco projetos da Seplan se destacaram entre os 11 finalistas da premiação, que também contou com iniciativas da Sefaz, Segov, Seduc e DER.

Compartilhar: