Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan intensifica monitoramento de contratos em parceria com a Caixa Econômica Federal

Compartilhar:

Reuniões sistemáticas fortalecem o acompanhamento de repasses e investimentos em execução em todo o estado

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em parceria com a Caixa Econômica Federal e com o apoio da Superintendência da Representação do Estado do Piauí em Brasília (Surpi), vem intensificando o monitoramento de contratos de repasse e termos de compromisso firmados entre órgãos estaduais e o Governo Federal.

Nos últimos meses, foram realizadas uma série de reuniões com 12 órgãos do Governo do Estado, com o objetivo de identificar e solucionar desafios que impactam a execução de projetos, aprimorar a gestão dos recursos federais e elevar a posição do Piauí no Indicador de Desempenho de Recebedores de Recursos em Transferências Discricionárias e Legais da União (IDTRU-DL).

O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da gestão pública e a eficiência na execução dos investimentos.

“Essas reuniões são fundamentais porque nos permitem acompanhar, de forma detalhada, como os órgãos do Estado estão desenvolvendo, licitando e executando obras financiadas com recursos federais. Entre os projetos em andamento, estão equipamentos públicos importantes, como centros de cultura, o Centro de Convivência (Convive) e duas maternidades. Esse monitoramento contínuo garante mais eficiência e transparência na aplicação dos recursos”, destacou o secretário.

A Surpi tem desempenhado papel estratégico nas articulações junto a órgãos federais, contribuindo para destravar pendências e acelerar o andamento dos contratos.

“Temos atuado para fortalecer a interlocução entre o Governo do Estado e a União, oferecendo apoio técnico às secretarias e promovendo uma comunicação mais eficiente com os ministérios, a Caixa Econômica e outras instituições parceiras. Essa integração entre Seplan, GIGOV e Surpi reforça o compromisso do Governo do Piauí em assegurar que os recursos federais sejam aplicados de forma célere e eficaz, resultando em obras e ações que melhoram a vida da população piauiense”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Surpi, José Filho.

Participaram das reuniões representantes dos seguintes órgãos estaduais: Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Instituto de Saneamento Básico (ISBPI) e as nas áreas de Turismo, Saúde, Infraestrutura, Cultura, Transporte, Assistência Social, Segurança Pública, Esportes, Irrigação, Defesa Civil, Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, e Agronegócio e Empreendedorismo Rural.

OBRAS EM EXECUÇÃO E PREVISTAS 

Entre os equipamentos públicos que estão com obras em execução e previstas em vários pontos do estado estão maternidades, policlínicas, quadras esportivas, casa da mulher brasileira, expansão do metrô da capital, obras de drenagem, pavimentação poliédrica e asfáltica. 

Compartilhar: