O evento foi coordenado pela Secretaria de Planejamento do Piauí (SEPLAN), por meio da Superintedência de Gestão, em parceria com a MOTRIZ, ONG que tem como objetivo fortalecer governos na entrega de serviços de qualidade.
A SEPLAN reuniu, nos dias 10 e 11 de dezembro, no auditório do Sebrae, no Centro de Teresina, a equipe de profissionais de todas as superintendências para discutir o Plano Estratégico para 2026 e avaliar as ações realizadas e entregues no ano de 2025. O fortalecimento e o engajamento dos servidores, além do foco em iniciativas que impactem a vida dos piauienses, têm sido diferenciais para a conquista de resultados expressivos.

Durante a abertura, foram apresentados os cinco objetivos estratégicos da secretaria: Motor de Políticas Públicas; Transição Justa; Rede de Colaboração Integrada; Transparência e Participação; e Desenvolvimento de uma equipe diversa, qualificada e inclusiva. Esses eixos são coordenados por frentes de trabalho em todas as superintendências, com o intuito de aprimorar a comunicação e a integração entre as áreas, ampliar a divulgação dos planos já construídos, acelerar entregas e consolidar uma cultura de melhoria contínua.
De acordo com a gerente de Políticas Estratégicas da Superintendência de Monitoramento Estratégico (SUME), Isadora Lemos, esse momento é essencial para compartilhar avanços. Ela conta que acompanhou mais de perto o Motor de Políticas Públicas, um dos grandes objetivos da SEPLAN, que está avançando na consolidação da secretaria como referência na formulação e monitoramento de políticas para o Estado.

“Nos comprometemos a realizar capacitações sobre o ciclo de políticas públicas, estabelecemos um modelo de monitoramento alinhado ao planejamento orçamentário, capacitamos nossas equipes internas, especialmente o Centro de Inteligência em Economia e Estratégia (CIET), para garantir o bom funcionamento do setor, que agora enfrenta novos desafios. Também revisamos nossa governança de dados, aperfeiçoamos o monitoramento do Pactos pelo Piauí e estamos consolidando esse sistema. Tudo isso fortalece o fluxo de governança, permitindo compreender o que está sendo implementado e quais contrapartidas estão retornando, aprimorando continuamente o processo”, destacou Isadora.

O evento também celebrou iniciativas que aproximam a Administração Central das realidades territoriais, fortalecendo o diálogo com diferentes regiões e ampliando a capacidade da secretaria de compreender e atuar sobre os desafios do Piauí.
O segundo dia teve como foco o olhar para o futuro. As equipes projetaram 2026, identificando potencialidades, barreiras, oportunidades e prioridades de maior impacto para o Estado. A proposta é selecionar iniciativas com alta viabilidade técnica e política, que gerem forte engajamento interno e garantam que os projetos essenciais avancem em um ano decisivo para entregas à sociedade.
A partir dessa priorização, a SEPLAN concentrará esforços nas ações mais estratégicas: acelerando as que são vitais e ajustando o que precisa ser aprimorado. O objetivo é assegurar visão compartilhada, alinhamento institucional e foco, elementos fundamentais para alcançar resultados cada vez mais robustos e transformar positivamente a vida da população piauiense.
Publicado por: Wilk Leal