Uma nova etapa de qualificação profissional para mais de 30 servidores públicos do Estado do Piauí será concluída na próxima sexta-feira (26), às 11h, durante a solenidade de formatura dos cursos de pós-graduação em Digital Transformation & Data Governance e Governação e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Estratégias. A cerimônia será realizada no Auditório do Senac, localizado na Avenida Campos Sales, nº 1.111, Centro de Teresina.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (Seplan-PI) e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), reforçando o compromisso do Governo do Estado com a formação continuada de servidores e gestores públicos.
A conclusão dos cursos representa um marco no processo de modernização da administração pública estadual, ao promover a capacitação em áreas estratégicas como transformação digital, governança, gestão de dados, desenvolvimento sustentável e formulação de políticas públicas baseadas em evidências.
As especializações integram a política de valorização e desenvolvimento de competências adotada pelo governador Rafael Fonteles, que tem na educação e na inovação instrumentos fundamentais para a transformação da gestão pública. A iniciativa também fortalece a troca de conhecimentos entre profissionais de diferentes órgãos e secretarias estaduais.
“Nosso objetivo é fortalecer a capacitação técnica e acadêmica dos profissionais que atuam na gestão pública, promovendo a troca de conhecimentos e a disseminação de boas práticas em governança, transformação digital, desenvolvimento sustentável e avaliação de políticas públicas”, destacou a diretora de Planejamento e Inteligência Territorial da Seplan, Bruna Iwata.
Além da entrega dos certificados aos concluintes, o evento reforçará a cooperação internacional entre o Governo do Estado do Piauí e o ISCSP-ULisboa, abrindo caminho para novas turmas, projetos de capacitação e intercâmbios de conhecimento. A parceria também contribui para dar visibilidade às experiências e boas práticas desenvolvidas no Piauí, ampliando sua inserção em redes nacionais e internacionais de inovação e gestão pública.
