
A equipe da Superintendência de Planejamento e Orçamento (SUPOE) da Secretaria de Planejamento (Seplan) esteve em Brasília para uma visita à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) do Ministério de Planejamento e Orçamento (MPO). O encontro contou também com a participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento e teve como foco a metodologia que a União está desenvolvendo para o controle climático.
Durante a reunião, os especialistas da SOF apresentaram todo o processo de construção da metodologia, abordando desde as etapas manuais até a aplicação de inteligência artificial para aprimorar a análise de dados. Foram discutidas as fases do cronograma, os desafios enfrentados e o estágio atual do projeto, que se encontra na fase final de validação junto ao BID.
Além disso, foram detalhadas as mensurações utilizadas e como elas se integram à perspectiva orçamentária, permitindo que informações qualitativas auxiliem na tomada de decisões estratégicas voltadas para o clima.
“A reunião foi produtiva, destacando a importância da troca de experiências e do alinhamento técnico entre os governos estadual e federal para a construção de políticas públicas mais sustentáveis e com base em dados. Para o Piauí, o encontro foi fundamental para esclarecer os caminhos e medidas necessárias para a implementação de um modelo eficiente de controle climático no estado”, contou o diretor de orçamento da Seplan, Salvador Lopes.
