
O Piauí é o quarto estado a receber a Caravana Democratizando BIM: Agentes Públicos, uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) que percorre o país com o objetivo de capacitar gestores públicos na gestão da metodologia BIM nos processos para contratação de obras públicas. A capacitação, que se estende desta quarta (27) a sexta-feira (29/8), em Teresina, é mais um passo importante das ações da Nova Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, lançada pelo Governo Federal em 2024.
Os três dias de atividade na capital piauiense reunirão cerca de 50 agentes públicos estaduais e municipais em uma imersão teórica e prática para entender como gerenciar a metodologia Building Information Modeling (BIM) nos processos de licitação de obras e serviços de arquitetura e engenharia.
“É uma satisfação para a Agência poder contribuir com a disseminação do BIM em mais um estado do nordeste. Serão dias de aprendizado mútuo, experiências compartilhadas, disseminação de conhecimento e mão na massa”, afirma o analista de produtividade e inovação da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Leonardo Santana.
“A Caravana é uma das iniciativas que contribuem com os objetivos e as diretrizes da Nova Estratégia Nacional BIM-BR e busca apoiar a adoção de BIM pelas administrações públicas”, acrescenta.

Rede de Parcerias
Na abertura do curso, o analista da ABDI destacou que a iniciativa da Agência ganhou um importante reforço do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em sua Rede de Parcerias. O apoio do MGI às mobilizações da Caravana por meio de sua capilaridade nos municípios se une à parceria histórica da iniciativa com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Além de Leonardo e dos agentes públicos estaduais e municipais, o primeiro dia de atividades em Teresina contou com a presença da representante da Secretaria de Inovação e Gestão do MGI, Giovana Ferreira, que reforçou a importância da iniciativa para a disseminação do BIM nas administrações estaduais e municipais.
Igualmente presente, o secretário do Planejamento do Piauí, Washington Luís Bonfim, contextualizou a parceria com a Agência e ressaltou os avanços do governo do estado nas iniciativas de sensibilização e capacitação em BIM.
A capacitação no Piauí conta com a parceria da Secretaria liderada por Bonfim, que tem atuado como articuladora para adoção da metodologia no estado.
Nova Lei de Licitações
O curso Democratizando BIM: Agentes Públicos é voltado a agentes públicos que atuam em processos de contratação, fiscalização e gestão de obras públicas com o intuito de auxiliá-los a atender à nova Lei de Licitações (14.133/2021), que prevê o uso preferencial do BIM na contratação desses serviços.
A iniciativa conta com um conteúdo que abrange desde formação de equipes BIM até modelos colaborativos de projeto, impactos na legislação, planejamento orçamentário e estudos de caso no setor público.
O objetivo é que os profissionais saiam do curso com uma visão mais estratégica da gestão de BIM em processos licitatórios e sejam replicadores do conhecimento, especialmente em seus órgãos.
De Teresina, a caravana segue, até o fim do ano, para Pernambuco, Alagoas e Bahia com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre a gestão da Modelagem da Informação da Construção nas licitações de obras e serviços de arquitetura e engenharia.