A secretaria do Planejamento (Seplan) teve cinco projetos selecionados entre os finalistas do Prêmio Replica Piauí – Excelência em Boas Práticas na Gestão Pública 2025. Promovido pela Secretaria da Administração (Sead) e da Escola de Governo, a iniciativa reconhece os projetos voltados ao aprimoramento da administração pública e à promoção da eficiência na gestão governamental.
Os projetos finalistas da Seplan são: Dados PI, plataforma de dados abertos que amplia o acesso às informações sobre o estado; Diálogos pelo Piauí, iniciativa que promove escuta ativa e participação social no planejamento das políticas públicas; Observatório de Energia e de Mineração do Estado do Piauí, espaço de monitoramento e análise de informações estratégicas sobre os setores produtivos; Plataforma de Programação e Gestão Orçamentária – COTAS PI, que moderniza o processo de elaboração e execução das cotas orçamentárias; e o Sistema de Avaliação e Planejamento Orçamentário (SAPO), voltado à integração e ao acompanhamento das ações de planejamento e orçamento.
As iniciativas contemplam diferentes áreas temáticas previstas no edital do prêmio, como gestão pública inovadora, transformação digital e governo 4.0, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, além de participação social, transparência e incentivo ao controle social. Todos os projetos foram desenvolvidos em consonância com o Plano de Governo do Estado do Piauí, assegurando alinhamento às diretrizes estratégicas e metas da administração estadual.
A presença da Seplan entre os finalistas reforça o compromisso da secretaria com a modernização dos processos administrativos e o uso de ferramentas inovadoras na gestão pública. A cerimônia de premiação e resultado da classificação final está programada para acontecer nesta semana de 20 a 25 de outubro.
