Nas oficinas, a população contribui para a atualização do Plano Plurianual. As propostas serão levadas para a plenária com o governador Rafael Fonteles, neste sábado (2).
Um número recorde de participantes está reunido, nesta sexta-feira (1º), nas Oficinas Técnicas de Revisão do Plano Plurianual 2024–2027, realizadas no Instituto Federal do Piauí (IFPI). A atividade integra a programação da sexta edição do Diálogos Pelo Piauí, que está acontecendo na cidade de São Raimundo Nonato. Ao todo, 757 pessoas estão inscritas nas oficinas, entre representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, para discutir prioridades e propostas voltadas ao desenvolvimento da região. As propostas prioritárias serão escolhidas para serem levadas à plenária com o governador Rafael Fonteles neste sábado (2).
“A população está contribuindo para o desenvolvimento do seu território. Os participantes estão nas oficinas analisando o que o Governo do Estado já realizou, o que já está no planejamento e encaminhado e tendo a oportunidade de dizer o que falta nesse território, pensando no desenvolvimento com distribuição de renda sem deixar ninguém para trás. Esse é o momento da contribuição, onde, em cada eixo, vão ser eleitas as propostas”, destacou Núbia Lopes, secretária de Estado das Relações Sociais (Seres).

Ao todo, estão inscritas 180 pessoas no eixo Educação Inclusiva e de Qualidade; 144 no eixo Saúde e Bem-Estar; 109 no eixo Redução das Desigualdades; 125 no eixo Desenvolvimento Socioeconômico; 102 no eixo Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; 49 no eixo Infraestrutura, Inclusão Produtiva e Transição Energética; 48 no de Justiça e Segurança.
“Sabemos da importância do turismo para essa região, que gera economicamente, socialmente e ambientalmente. Estamos aqui para discutir as propostas para o turismo local”, disse Romilla Macedo, participante da Oficina do Eixo Desenvolvimento Socioeconômico.

Os facilitadores têm um papel fundamental nesse processo. Eles organizam as discussões e orientam na formatação das propostas. “Nesse eixo, a gente debate sobre agricultura familiar, turismo e inovação. Temos acompanhado, em outros territórios, um debate muito forte sobre o fortalecimento e apoio técnico aos agricultores familiares, incentivos ao turismo e inovação. Para esse Diálogos, temos a expectativa de participação de mais de 100 pessoas nesse eixo e estamos aqui para ouvir a população e as demandas do Território Serra da Capivara”, afirma Lara Danuta, facilitadora do Eixo de Desenvolvimento Socioeconômico.

“Estamos iniciando as discussões para elaboração das propostas que serão levadas para a plenária com o governador Rafael Fonteles, que acontecerá neste sábado (2). No Eixo Redução das Desigualdades, são discutidas propostas nas áreas de segurança alimentar e direitos humanos, por exemplo. Nas outras edições do evento, foram feitas propostas para atender às comunidades quilombolas, assistência social e direitos humanos. Nessa edição, o diferencial é que superamos o número de inscritos. Tivemos 110 inscritos somente nesse eixo”, explicou Thiago Ferreira, técnico da Seplan, mediador do Eixo da Redução de Desigualdades.

Representantes das instituições públicas revelam a importância da iniciativa. “Esse é um evento muito importante de discussão de propostas para a Segurança Pública. Estamos aqui para ouvir a população e participar desse debate, recebendo as sugestões que a população tem a nos repassar”, destacou o capitão João Henrique, comandante do Batalhão da Polícia Militar em São João do Piauí, participando do Eixo Justiça.
Um dos eixos mais procurados é o da Educação. “Estamos aqui para debater as propostas para a educação que serão levadas para a plenária com o governador Rafael Fonteles e, assim, podermos saber o que é possível fazer para melhorar a educação em nosso território”, afirmou Nicole Ribeiro, secretária de comunicação do Grêmio Estudantil do Ceti José Leandro Deusdará.