Começou nesta sexta-feira (17), em Parnaíba, a série de oficinas de planejamento participativo que integra a programação do Diálogos pelo Piauí. Em sua 10ª edição, o evento chega ao território da Planície Litorânea e acontece hoje (17) e amanhã (18), na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Por meio das oficinas temáticas, a população, gestores e lideranças locais podem contribuir com as discussões em torno de sete eixos temáticos, revisando as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027.
Os eixos debatidos são: Saúde e Bem-Estar; Educação Inclusiva e de Qualidade; Justiça e Segurança; Redução das Desigualdades; Infraestrutura, Inclusão Produtiva e Transição Energética; Desenvolvimento Socioeconômico; e Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

As cinco propostas mais votadas seguirão para a plenária com o governador Rafael Fonteles, marcada para a manhã de sábado (18), no auditório da UFDPar. Esse será o momento de escuta ativa das sugestões discutidas nas oficinas, contribuindo diretamente para a definição das ações que compõem o PPA.
“O Piauí é um estado extenso, então as oficinas e a plenária dão ao governador a possibilidade de compreender as demandas da população de cada um dos 12 territórios”, destacou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.

“Também conseguimos identificar o que já acertamos nesses dois primeiros anos de governo e o que precisa ser aprimorado nos próximos dois”, completou.
De acordo com Mariana Silva, participante do eixo Educação, participar da revisão do PPA é uma forma de expressar os reais anseios em relação ao futuro da educação no estado.
“É um espaço de troca, e a gente acredita que, quando o governo escuta o povo, as ações se tornam mais efetivas. A educação é o que transforma vidas, e é isso que queremos ver acontecer aqui, no nosso território”, afirmou.

A parnaibana ainda ressaltou a importância do momento de escuta e diálogo: “Sabemos que cada território tem sua realidade, seus desafios e também suas potencialidades. Por isso, é essencial que o governo venha até nós para ouvir de perto o que realmente precisa ser feito”, finalizou.
Com as nove edições já realizadas, mais de 500 propostas foram apresentadas ao governador, com a participação efetiva de cerca de 4.700 pessoas nas oficinas de revisão do PPA.
