A população de toda a região do território Tabuleiros do Alto Parnaíba, em Uruçuí, se reuniu, nesta sexta-feira (29), para as oficinas de construção das propostas que irão compor o Plano Plurianual (PAA). As oficinas integram a programação da sétima edição do Diálogos Pelo Piauí, que segue até amanhã (30), onde os participantes terão uma plenária geral com o governador Rafael Fonteles para a escolha das propostas vencedoras.
As oficinas acontecem no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Maria Pires Lima e estão distribuídas em eixos: Saúde e bem-estar, Educação inclusiva e de qualidade, Justiça e segurança, Redução das desigualdades, Infraestrutura, Inclusão produtiva e transição energética, Desenvolvimento socioeconômico, e Mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos. A participação ativa da população tem contribuído para a revisão do PPA, de forma descentralizada e inclusiva.

“Nossa expectativa é discutir políticas públicas de educação inclusiva, que é um tema bastante relevante para a nossa educação. Esse é um evento de suma importância para os municípios da nossa região, porque é o momento de debater as políticas públicas e é também um momento de integração”, afirmou José Rafael, secretário municipal de educação do município de Ribeiro Gonçalves, que está participando do eixo Educação inclusiva e de qualidade.

A participação efetiva garante o avanço das políticas públicas mais relevantes para cada território do Estado.”Estamos no Eixo de Infraestrutura por achar que esse ainda é um dos gargalos da região e queremos que melhore. Por isso, viemos dar nossa contribuição”, disse o participante Sérgio Bortolozzo Júnior, gerente da Fazenda Canel, de Uruçuí, que está no eixo Infraestrutura, Inclusão Produtiva e Transição Energética.

As oficinas são conduzidas por facilitadores. Eles organizam as discussões e auxiliam na formatação das propostas. “Tivemos boas adesões nas inscrições e esperamos que a conversa seja bastante produtiva e propositiva, que as propostas sejam feitas de acordo com o interesse da população”, comentou a facilitadora do Eixo de Meio Ambiente, Isadora Lemos.

“Nesse eixo a gente aborda agricultura familiar, turismo, tecnologia e outros. Nosso intuito é facilitar as discussões para que os participantes possam formular as propostas que serão apresentadas para o governador Rafael Fonteles na plenária final do evento”, explicou a facilitadora do eixo de Desenvolvimento Socioeconômico, Lara Danuta.

Parlamentares dos municípios participam das discussões também com foco em melhorar a vida da população. “Estou aqui participando desse eixo com o objetivo de discutir propostas para trazer desenvolvimento para a nossa cidade”, declarou Aderson Pimentel, presidente da câmara de vereadores de Sebastião Leal. Ele está participando do eixo Desenvolvimento Socioeconômico.
Os gestores municipais também se engajaram nas oficinas. “O que me chamou a atenção são as questões climáticas. A gente precisa discutir essa temática e fazer as propostas para o Governo do Estado”, afirmou Marcelo Leite, subsecretário de Agricultura de Uruçui, que está assistindo à oficina no eixo Mudanças Climáticas Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A apresentação das propostas acontecerá neste sábado (30), no Ceti Maria Pires Lima, a partir das 10h, com a presença do governador Rafael Fonteles. Nesta plenária, serão escolhidas as propostas que irão compor o Plano Plurianual.
Programação do dia 30/08 (sábado)
-Painel Territorial de Alfabetização e Educação Infantil do Piauí
Ceti Maria Pires Lima
8h – Reunião com líderes, gestores, dirigentes e professores dos municípios da região para discutir a educação infantil.
-Plenária com o governador
Ceti Maria Pires Lima
A partir das 10h
Apresentação das propostas debatidas e momento de escuta direta entre população e governo.