A Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí – SEPLAN, através do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial – CIET, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, está executando um acordo de cooperação técnica para fomentar Núcleos de Inteligência Territorial (NIT).
Essa iniciativa irá selecionar propostas para a criação dos quatro primeiros núcleos. Ao todo, deverão ser investidos mais de R$ 3 milhões em bolsas e custeio dos projetos. Um dos principais diferenciais do edital é fortalecer a integração entre diferentes instituições de pesquisa piauienses, estimulando a atuação conjunta e complementar entre as IES/ICTs do Piauí, reconhecendo a importância do conhecimento produzido nos e pelos territórios.
A parceria busca selecionar e implementar projetos desenvolvidos por pesquisadores e pesquisadoras de instituições acadêmicas e científicas que atuem diretamente nas realidades territoriais, com o objetivo de gerar protótipos de soluções técnico-tecnológicas capazes de melhorar a qualidade de vida das populações, fortalecer atividades produtivas e fomentar a economia dos territórios e do Estado como um todo.
Nesta etapa inicial, serão contemplados quatro Territórios de Desenvolvimento: Cocais, Planície Litorânea, Serra da Capivara e Tabuleiros do Alto Parnaíba, cada um com temas específicos definidos no edital. A iniciativa deve fortalecer a articulação entre governo, instituições de ensino e comunidades locais, promovendo a produção de conhecimento orientado às demandas reais dos territórios. A expectativa é que os NITs gerem resultados capazes de orientar políticas públicas, criar bases para novas soluções técnico tecnológicas de impacto para as economias locais e que irão ampliar a capacidade de planejamento territorial no Piauí valorizando a ciência e o conhecimento acadêmico aplicado.
