Cerca de 66,67% das superintendências da Secretaria de Planejamento são lideradas por mulheres.
O Dia Internacional da Mulher é uma data significativa para refletir sobre os avanços conquistados e os desafios que ainda precisam ser superados, especialmente em setores como o serviço público. Na Secretaria de Planejamento (Seplan), as mulheres desempenham um papel essencial na construção e execução das políticas públicas que afetam diretamente a vida dos cidadãos piauienses.
Hoje, 8 de março, a Seplan celebra as conquistas, a competência e a dedicação de suas servidoras, que representam 51,2% do total de funcionários da pasta, evidenciando o crescente protagonismo feminino na gestão pública estadual.
Com um quadro de 291 servidores, a Seplan conta atualmente com 149 mulheres, o que corresponde a mais da metade de sua força de trabalho. Esse número reflete um avanço na equidade de gênero, mas também destaca a importância de continuar discutindo e promovendo a inclusão e igualdade de oportunidades em todas as esferas de poder.
A Secretaria conta com seis superintendências, sendo que, em quatro delas, mulheres ocupam os cargos de liderança em posições estratégicas de gestão. São elas as superintendências de Gestão; de Monitoramento Estratégico (Sume); de Planejamento e Orçamento Estadual (Supoe); e de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro).

“O reconhecimento da importância da equidade de gênero em todos os níveis da nossa gestão é uma prioridade na Seplan. As mulheres têm sido essenciais nas nossas ações, liderando equipes, gerenciando projetos e propondo soluções para desafios complexos”, ressalta o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.
Thais Araripe Dias, diretora de Mineração e Energias Renováveis, destaca a força da equipe, composta majoritariamente por mulheres. “É gratificante celebrar este dia, pois nossa equipe, predominantemente feminina, é uma grande fonte de inspiração. Elas demonstram, todos os dias, comprometimento, dedicação, resiliência e leveza, representando a força da potencialidade feminina”, diz Thais.
A diretora de Planejamento Estratégico e Participativo, Bruna Iwata, também ressalta o ambiente de respeito, liberdade e autonomia no local de trabalho. “Na Cepro, liderada por uma mulher na superintendência e com uma equipe majoritariamente feminina, me sinto confortável e segura para trabalhar, inovar e produzir. A liberdade e o respeito que encontramos aqui me inspiram a buscar soluções criativas, trabalhando ao lado de mulheres que compartilham as entregas diárias comigo”, afirma Bruna.

A Seplan possui o Selo de Pró-Equidade do Governo do Estado, reconhecendo suas iniciativas na promoção da igualdade de gênero, raça e diversidade no ambiente organizacional. Por meio do programa Retribuir, a Secretaria realiza, ao longo do ano, diversas ações internas que visam informar, capacitar e valorizar as servidoras.
Apesar da representatividade crescente, ainda existem desafios a serem enfrentados para a plena equidade de gênero. O compromisso da Secretaria de Planejamento segue firme na construção de um ambiente onde todas as mulheres possam ocupar posições de destaque e contribuir com suas habilidades e competências para uma gestão pública mais eficiente e inclusiva.